Braço direito do atual primeiro-ministro Shizo Abe, que pediu para deixar o cargo, teve 337 votos de 534 possíveis
O Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão elegeu nesta segunda-feira, 14, Yoshihide Suga, braço direito do primeiro-ministro Shinzo Abe, como seu novo presidente. A vitória de Suga assegura sua eleição como sucessor de Abe, em votação que será realizada no Parlamento do país na próxima quarta-feira, 16.
Na votação, Suga obteve 337 votos, de 534 no total. Outros 89 votos foram para o ex-ministro das Relações Exteriores Fumio Kishida e 68 foram para o ex-ministro da Defesa Shigeru Ishiba.
Suga disse que suas prioridades são lutar contra o novo coronavírus e recuperar a economia, atingida pela pandemia. Apesar da imagem discreta como assessor direto de Abe, Suga é conhecido por seu punho de ferro.
Abe, que anunciou no mês passado que deixará o cargo por motivos de saúde, deverá renunciar formalmente na quarta. Com isso, o Parlamento se reunirá para a escolha de seu sucessor. Como o PLD controla a maioria da Câmara, que seleciona o primeiro-ministro, Suga, o novo líder do PLD, tem a garantia da vitória.
Partidos de oposição japoneses se unificaram nas últimas semanas na tentativa de forçar uma eleição para o cargo, mas o partido de Suga conseguiu uma vitória inconteste sobre os adversários e não deve ter dificuldades em ter o nome referendado pelos parlamentares.