PLD elege Yoshihide Suga, e ele assumirá como premiê do Japão

Braço direito de atual primeiro-ministro Shizo Abe, que pediu para deixar o cargo, teve 337 votos de 534 possíveis.
-Publicidade-
Conservador, Yoshihide Suga assumirá como primeiro-ministro do Japão | Foto: THIBAUT120094/WIKIMEDIA COMMONS
Conservador, Yoshihide Suga assumirá como primeiro-ministro do Japão | Foto: THIBAUT120094/WIKIMEDIA COMMONS | yoshihide suga, primeiro-ministro, japão, shizo abe

Braço direito do atual primeiro-ministro Shizo Abe, que pediu para deixar o cargo, teve 337 votos de 534 possíveis

yoshihide suga, primeiro-ministro, japão, shizo abe
Conservador, Yoshihide Suga assumirá como primeiro-ministro do Japão
Foto: THIBAUT120094/WIKIMEDIA COMMONS
-Publicidade-

O Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão elegeu nesta segunda-feira, 14, Yoshihide Suga, braço direito do primeiro-ministro Shinzo Abe, como seu novo presidente. A vitória de Suga assegura sua eleição como sucessor de Abe, em votação que será realizada no Parlamento do país na próxima quarta-feira, 16.

Na votação, Suga obteve 337 votos, de 534 no total. Outros 89 votos foram para o ex-ministro das Relações Exteriores Fumio Kishida e 68 foram para o ex-ministro da Defesa Shigeru Ishiba.

Suga disse que suas prioridades são lutar contra o novo coronavírus e recuperar a economia, atingida pela pandemia. Apesar da imagem discreta como assessor direto de Abe, Suga é conhecido por seu punho de ferro.

Abe, que anunciou no mês passado que deixará o cargo por motivos de saúde, deverá renunciar formalmente na quarta. Com isso, o Parlamento se reunirá para a escolha de seu sucessor. Como o PLD controla a maioria da Câmara, que seleciona o primeiro-ministro, Suga, o novo líder do PLD, tem a garantia da vitória.

Partidos de oposição japoneses se unificaram nas últimas semanas na tentativa de forçar uma eleição para o cargo, mas o partido de Suga conseguiu uma vitória inconteste sobre os adversários e não deve ter dificuldades em ter o nome referendado pelos parlamentares.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site