Um poema inédito Luís de Camões (1524-1580), considerado um dos maiores escritores de Portugal, foi encontrado pelo professor e pesquisador português Nuno Júdice em meio a um manuscrito datado em 1666, disponível nos arquivos da Biblioteca Digital Hispânica .
Intitulado “Cristo atado à Coluna”, o soneto (estilo de poema com quatro estrofes) foi editado em meados do século 17 por Manuel de Faria, outro escritor de origem portuguesa. O texto apresenta aspectos da época em que Luís de Camões viveu, com o catolicismo dominando a Europa. “Cristo é torturado e chicoteado, mas liberta-se pelo amor à humanidade”, escreveu o autor.
De acordo com Júdice, a autoria do poema não deixa dúvidas de que pertence à Camões. “É uma esperança para os investigadores”, afirmou à agência de notícias portuguesa Lusa. “Não está tudo estudado ou descoberto”. O pesquisador contou ainda que o poema não foi divulgado ainda porque deve ser publicado no futuro, com a participação de outros especialistas no trabalho.
Vida de Camões
Luís de Camões nasceu em Lisboa, em 1524, cidade onde teria morrido em 10 de junho de 1580. Ficou conhecido por ter escrito uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, Os Lusíadas (1572), que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. Também escreveu importantes sonetos e peças de teatro, como Auto d’El Rei Seleuco, Filodemo e Anfitriões.