Sete pessoas foram presas na Bélgica nesta quinta-feira, 25, por suspeita de terrorismo. As detenções ocorreram depois de a polícia belga cumprir buscas em residências nesta sexta-feira, 26, segundo o porta-voz do procurador do Estado.
A mídia belga destacou a proximidade com os Jogos Olímpicos de Paris como um fator importante para as prisões, mas o procurador não confirmou nenhuma ligação das apreensões com o evento.
A cerimônia de abertura dos Jogos está marcada para esta sexta-feira à noite (às 14h30 pelo horário de Brasília).
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
De acordo com o procurador, “os detidos são suspeitos, entre outras coisas, de preparar um ataque terrorista”.
“Os alvos específicos do ataque ainda não haviam sido determinados”, acrescentou.
As buscas foram realizadas em cidades como Antuérpia, Liège, Ghent e na região de Bruxelas, capital do país.
Leia também: “Jogos Olímpicos: governadora do PT se afasta do cargo e viaja a Paris”
O procurador antiterrorismo francês disse à agência de notícias Reuters que não houve prisões nem buscas na França relacionadas a essa investigação. Ele não esclareceu se as autoridades francesas estavam envolvidas no processo.
Terrorismo em 2015 foi planejado na Bélgica
Os ataques terroristas de Paris em 2015, que deixaram 130 mortos e 368 feridos, foram em grande parte planejados a partir da Bélgica, com vários dos envolvidos nascidos no país.
Em 2016, atentados no Aeroporto de Bruxelas mataram 34 pessoas e feriram 340. Salah Abdeslam, condenado pelos ataques de Paris, também foi um dos principais suspeitos nesses atentados.