Pelo menos 27 pessoas foram presas após violentos protestos contra a prisão do ex-presidente da África do Sul Jacob Zuma. Como Oeste noticiou, ele se entregou e começou a cumprir sua pena de 15 meses de detenção. Zuma foi afastado do poder acusado de corrupção em larga escala dentro do Partido Nacional do Congresso Africano.
As manifestações mais violentas foram registradas em KwaZulu-Natal, a província de origem do ex-presidente. O porta-voz da polícia local, Jay Naicker, afirmou à agência Reuters que o contingente foi reforçado em todos os distritos da província, que estavam alerta máximo.
Leia mais: “Ex-presidente da África do Sul é preso por corrupção”
Alguns caminhões foram incendiados pelos manifestantes em uma rodovia que liga Durban a Johanesburgo. Também houve relatos de lojas saqueadas na região central de Durban.
Entenda o caso
Jacob Zuma tinha status de herói nacional por ter lutado contra a política de apartheid ao lado de Nelson Mandela. Mas, segundo o The New York Times, já era acusado de corrupção antes mesmo de ser eleito. Segundo o atual presidente, Cyril Ramaphosa, no mandato de Zuma “dezenas de bilhões de dólares” foram desviados dos cofres públicos. Além disso, seu governo deixou a economia estagnada e altos índices de desemprego.
Leia também: “Polícia do Haiti informa ter identificado 28 assassinos do presidente”
esquerda e seus lixos!