Salário mensal equivalente a R$ 15 mil e benefícios como vale-refeição e auxílio-moradia. Essa é a proposta do governo de Portugal para contratar médicos brasileiros.
A proposta é do Ministério da Saúde do país europeu e busca evitar problemas com a falta de profissionais na área. O número de aposentados colocou pressão sobre o sistema de saúde público, o Serviço Nacional de Saúde (SNS), correspondente português ao Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS).
O número de imigrantes também é uma preocupação ao governo português, pois gera mais demanda pelo serviço. Os brasileiros em situação regular que residem em Portugal são quase 300 mil, mais do que o dobro desde 2016 — segundo os dados oficiais mais recentes.
As negociações ainda não estão definidas. Os detalhes de como vai funcionar a contratação de médicos brasileiros ainda “estão sendo desenvolvidos”, informou a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde português, em nota enviada à emissora BBC News Brasil.
As condições estão sendo testadas, mas não serão contratações definitivas. Elas serão de “natureza transitória” — período de três anos — “para facilitar o acesso regular das populações a cuidados médicos”. Isso se dará enquanto médicos de família estarão em formação, segundo a ACSS.
“Estão sendo testadas as condições que poderão vir a ser oferecidas e que constam da súmula criada pela ACSS e que está ainda a ser trabalhada”, informou o órgão português. “A remuneração oferecida tem como referência a prestação de serviços médicos em atendimento em cuidados de saúde primários, para um horário semanal de 40 horas.”
O objetivo do país é suprir a escassez de profissionais em regiões com maior demanda por serviços de saúde, que são, até o momento, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
Os médicos que se candidatarem vão passar por uma integração com apoio de outro médico em serviço. O ministério português afirma que é necessário ter, no mínimo cinco anos de experiência como médico e “reconhecimento de qualificações estrangeiras”.
Para se cadastrar é preciso enviar a candidatura ao e-mail: [email protected].
Impedimentos na contratação de médicos brasileiros por Portugal
Além dos requisitos profissionais, é preciso, aos médicos brasileiros, revalidar o diploma para trabalhar em Portugal. Este segue sendo um dos maiores impedimentos na contratação de médicos estrangeiros que queiram exercer a profissão em Portugal.
A revalidação consiste em realizar provas em uma das oito faculdades de medicina portuguesas. É diante dessa situação de maior demanda que o governo português aprovou o reconhecimento automático dos diplomas, em regime de exceção.
Leia mais: Cientistas indicam exercício físicos para baixar a pressão arterial
Só isso? Aff.
O médico vai, leva a família, algumas vezes o cônjuge largaria o emprego no Brasil para acompanhar a família, mas o contrato não é permanente, durando apenas 3 anos. Pra valer a pena, eles teriam de pagar um valor superior ao que o médico receberia no Brasil. Que ofereçam no mínimo o dobro disso.