A Polícia Judiciária de Portugal, em colaboração com a Marinha e as autoridades de Cabo Verde, realizou uma operação contra o tráfico internacional de drogas, especialmente do Brasil. A ação, denominada Ventos Elíseos, foi realizada a cerca de 900 km do arquipélago de Cabo Verde, na última semana.
O resultado foi a apreensão de 1,6 tonelada de cocaína, encontrada em um barco com bandeira brasileira. A tripulação, composta de seis brasileiros, foi detida. A carga estava escondida em um compartimento oculto e dividida em 60 sacos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A polícia tinha suspeitas de que o pesqueiro era utilizado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa paulista, para transportar grandes quantidades de cocaína.
“Existiam fortes suspeitas de o pesqueiro ser usado por uma organização criminosa no transporte de uma elevada quantidade de cocaína entre a América do Sul e Europa”, informou a Polícia Judiciária de Portugal.
Cooperação internacional contra o tráfico de drogas
A operação contou com a cooperação internacional no combate ao tráfico de drogas. A Polícia Federal do Brasil participou das investigações.
Neste semestre, a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Drogas da Polícia Judiciária de Portugal realizou cerca de oito apreensões de cocaína, muitas delas relacionadas a redes criminosas brasileiras e sul-americanas.
Em algumas ocasiões, a polícia portuguesa utilizou agentes infiltrados para desmantelar as redes do PCC.
Não adianta. A demanda é extremamente alta.
Sempre haverá oferta.
Só não mandem os traficantes e criminosos para o Brasil. Caso isso ocorra, o STF solta.