Ano após ano, a maison italiana Prada mantém-se no topo da moda internacional e dita tendências para o mundo. Mas esta será, para a marca de luxo, uma nova estação. A empresa une-se à Axiom Space para criar os trajes dos astronautas da missão Artemis III, com destino à Lua.
A missão será a primeira aterragem lunar tripulada desde a Apollo 17, em dezembro de 1972. A viagem ao espaço está planejada para 2025 e também enviará a primeira mulher à Lua.
A união entre uma grife de luxo e uma empresa espacial comercial é um acontecimento inédito no mercado da moda.
Batizado de AxEMU, o traje espacial de alta tecnologia fornecerá aos astronautas capacidade avançada para a exploração espacial. Ao mesmo tempo, oferece à Nasa, a agência aeroespacial dos Estados Unidos, sistemas necessários para acessar, viver e trabalhar na Lua e ao redor dela.
Segundo a Prada, o design que ela está confeccionado é uma evolução das antigas roupas da Nasa, as chamadas xEMU.
Saiba mais: “Nasa é surpreendida por material coletado em asteróide”
O modelo inovador irá fornecer à tripulação de astronautas mais flexibilidade e maior proteção para resistir ao ambiente hostil, ao passo que possui ferramentas especializadas para a exploração científica.
Com este marco em sua história, a empresa centenária prova que é possível prezar pela tradição e, ainda assim, continuar se renovando.
Conheça alguns fatos sobre a Prada, que vai produzir roupas para astronautas
Confira, abaixo, sete curiosidades sobre a Prada, marca de luxo que vai produzir roupas para astronautas:
- em 1913, Mario Prada abriu a primeira loja Prada, na Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão, onde vendia principalmente estojos de viagem de couro luxuosos;
- Miuccia Prada assumiu a empresa de seu avô em 1978. Ela criou um modelo icônico de bolsa em náilon, sendo um grande sucesso na década de 1980;
- mais tarde, Miuccia foi nomeada pelo The Wall Street Journal como uma das 30 mulheres mais poderosas da Europa;
- na mesma época em que assumiu a empresa, Miuccia Prada conheceu o futuro marido, Patrizio Bertelli, que assumiu o cargo de CEO da empresa, enquanto ela se concentrava no design;
- Bertelli iniciou sua carreira no ramo, abrindo uma fábrica na cidade de Arezzo, fabricando cintos e bolsas;
- a década de 1990 foi um ano de expansão para a Prada, que lançou a sua segunda marca, a Miu Miu; e
- por sua contribuição ao universo da moda italiana, a Prada recebeu o título de Cavaleiro da Grã-Cruz (2015), o mais alto título honorário da Ordem do Mérito da república italiana.