O prefeito de Milão, capital da Lombardia, na Itália, Giuseppe Sala, deverá fechar o tráfego de carros privados no centro da cidade, em uma região conhecida internacionalmente como o “Quadrilátero da Moda”. A medida, anunciada na semana passada durante um congresso de sustentabilidade, está prevista para entrar em vigor até o primeiro semestre de 2024.
O objetivo principal é reduzir a poluição na cidade. “Mudar o modelo de desenvolvimento não é uma utopia, é algo muito milanês”, disse Giuseppe.
O prefeito alertou para o fato de que toda transição requer compromisso, e que as mudanças não devem ser abraçadas somente pela elite ou pelos “radical chics”, mas por todos.
Leia também: “Antigo lixão da máfia italiana vira área para produção de cogumelo”
Em defesa da medida, Giuseppe ressaltou que, para fazer compras, os moradores e os turistas poderão entrar na região usando táxi ou transporte público.
Na luta por uma cidade menos poluente, a ideia dele é começar pelo centro e, posteriormente, expandir para outras áreas da cidade. O prefeito de Milão diz que os milaneses devem sair na frente na corrida por localidades menos poluentes na Itália.
Antecipando-se a possíveis críticas diante da novidade, ele afirmou: “É uma medida adotada por muitas das grandes cidades internacionais.”
Leia também: “Carro elétrico: uma aposta duvidosa”
O pacote de mobilidade, ainda em fase de analise de viabilidade e, por isso, sem data marcada para o início, prevê a instalação de câmeras de segurança no controle da entrada de veículos, com permissão apenas para carga e descarga, táxis e Noleggio Com Conducente (NCC), um serviço milanês de aluguel de carros de luxo com motorista.
O prefeito garantiu que a ideia foi bem recebida pelos lojistas da região. Giuseppe contou que um deles chegou a levantar a possibilidade de o “Quadrilátero da Moda” se tornar uma área só de pedestres: “Quem sabe no futuro chegaremos lá”, respondeu o político.
Como é o Quadrilátero da Moda em Milão?
O famoso Quadrilátero da Moda, no centro de Milão, é uma região conhecida internacionalmente por abrigar lojas de alto luxo. Milão é tida como a cidade da moda, sendo palco para importantes desfiles com lançamentos de coleções de famosos estilistas.
Leia também: “Pierre Cardin: herança do estilista gera disputa familiar que abala o mundo da moda”
Além das lojas de roupas sofisticadas, o Quadrilátero da Moda abriga hotéis de luxo, restaurantes e área de exposições para os eventos de moda e design que agitam o mundo fashion, as celebridades e os milionários a cada mudança de estação.