A seleção do Prêmio Nobel será mantida sem cotas por “gênero ou etnia”. Os laureados devem ser escolhidos “por terem feito a descoberta mais importante”, argumentou o diretor da Academia Real de Ciências da Suécia, Goran Hansson, na terça-feira 12.
O cientista afirma que a ideia foi debatida pela última vez há três semanas. “Tememos a possibilidade de as premiadas serem desmerecidas, como se tivessem sido reconhecidas por serem mulheres, e não por serem as melhores”, disse. Contudo, ele reconhece ser pequeno o número de laureadas. Em sua visão, o problema é reflexo “das condições injustas da sociedade, particularmente nos anos anteriores, mas que ainda perduram”.
De acordo com Hansson, “apenas cerca de 10% dos professores de ciências naturais na Europa Ocidental e na América do Norte são mulheres, proporção que diminui ainda mais se analisarmos o Leste Asiático”. Ele destaca que é preciso “uma atitude diferente para a participação das mulheres na ciência”, dando a elas “a oportunidade de fazerem essas descobertas e serem reconhecidas”.
Leia também: “Jornalistas da Rússia e das Filipinas ganham o Prêmio Nobel da Paz”
Os totalitários politicamente corretos quiseram impor cotas nos prêmios Nobel também? É necessária uma reação contundente contra esses hipócritas, e felizmente parece que já está começando. O que tem que ser reconhecido e premiado é o mérito. Parabéns à academia de ciências sueca.
Era só o que faltava… O ser humano enlouqueceu. Foi preciso o diretor da academia dizer o óbvio…
A mulher apresenta menos trabalhos porque estão gerando com perfeição outro ser humano, ou seja, por falta de tempo. Porém, as vezes, algo dá errado e nascem esses JUMENTÓIDES que querem cotas pra tudo…
Nem precisava gastarem tempo e matéria “jornalística” com uma besteira dessas. premiação por cotas não deveria existir em lugar nenhum. É vergonhoso.
Então vão finalmente explicar porque Philip Roth não recebeu o Nobel. Que bom. fico feliz. Essa explicação demorou.
Na minha humilde opinião não existe nada mais preconceituoso do que cotas, quando as cotas são determinadas estão dizendo, claramente, que os cotistas são seres inferiores. Quanto as mulheres acho que elas estão, mais ou menos, dez anos na nossa frente, é o tal do sexto sentido, a minha dúvida é se elas não sabem disso ou sabem e fingem não saber.
precisa desenhar ? lulóides!!!
Lacração até no Nobel?? Aqui não!! Aqui a meritocracia é que vale!!
Só faltava essa, aonde está o bom senso?
Correto. Vc não pode corrigir um erro cometendo outro. A meritocracia em primeiro lugar, em qqer situação.