Presidente da Armênia renuncia ao cargo

Em comunicado, Armen Sarkissian disse que não conseguia exercer influência sobre as políticas interna e externa do país
-Publicidade-
Armen Sarkissian não é mais o presidente da Armênia
Armen Sarkissian não é mais o presidente da Armênia | Foto: Reprodução/Flickr

O presidente da Armênia, Armen Sarkissian, renunciou ao cargo neste domingo, 23. Em comunicado publicado no site oficial do governo, o político disse que não conseguia mais exercer influência sobre as políticas interna e externa do país. Ele estava no poder desde 9 de abril de 2008.

“Pensei muito e decidi deixar o posto de presidente da República após um trabalho ativo de quatro anos”, declarou Sarkissian, no início de sua carta de renúncia. “Vivemos em uma realidade inédita, em que o presidente não pode influenciar as questões de guerra ou paz, não pode vetar leis que considera inadequadas ao país e ao povo.”

O presidente demissionário ainda criticou o sistema político armênio. “Somos uma República parlamentar na forma, mas não no conteúdo”, observou. Para resolver esses problemas, Sarkissian revelou ter tentado criar um sistema político equilibrado entre as instituições, mas não obteve êxito. “Sem isso, é difícil falar em conquistas significantes, porque o progresso e o sucesso apenas podem ser atingidos quando há um sistema previsível e coerente.”

-Publicidade-

O político disse ainda ter esperança que sejam promovidas mudanças constitucionais na Armênia, porque isso permitiria aos próximos governantes trabalhar em uma atmosfera equilibrada e coordenada.

De acordo com Sarkissian, sua família se tornou alvo de opositores, “aos quais interessa não tanto os feitos de um presidente pelo bem do país, mas vários mitos e teorias conspiratórias sobre o passado”.

Leia mais: “EUA reconhecem massacre contra armênios como genocídio”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.