Resultado oficial, entretanto, deve sair nos próximos dias
A presidente da Bolívia, Jeanine Añez, anunciou nesta segunda-feira, 19, que o candidato de extrema esquerda Luis Arce venceu as eleições presidenciais em primeiro turno. Ele é do partido de Evo Morales e aparece na dianteira em duas pesquisas de boca de urna. “Pelos dados que temos, o senhor Arce e o senhor Choquehuanca ganharam a eleição”, escreveu Añez, no Twitter. “Cumprimento aos ganhadores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”, acrescentou a chefe do Executivo.
Contudo, apesar da declaração, o resultado oficial do pleito do domingo 18 deve demorar para ser divulgado. Um levantamento da organização Tu Voto Cuenta mostra Arce, do partido MAS, com 53% dos votos, contra 30,8% do ex-presidente Carlos Mesa e 14,1% do líder de direita Luis Fernando Camacho. Os demais candidatos aparecem com menos de 2%. Mesmo sem o resultado oficial, Arce já comemorou a vitória nas eleições: “Muito agradecido pelo apoio e pela confiança do povo boliviano”.
Aún no tenemos cómputo oficial, pero por los datos con los que contamos, el Sr. Arce y el Sr. Choquehuanca han ganado la elección. Felicito a los ganadores y les pido gobernar pensando en Bolivia y en la democracia.
— Jeanine Añez Chávez (@JeanineAnez) October 19, 2020
Não aprendem!
Outra Venezuela em construção. Como gosta de sofrer o povo da América Latina.
Os bolivianos vão ter o que pediram…quem se junta com a merxa, em merxa se transforma, cedo ou tarde!