O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, pediu nesta terça-feira, 5, um cessar-fogo bilateral ao Exército de Libertação Nacional (ELN), grupo guerrilheiro marxista-leninista. O ELN é a última guerrilha ativa do país, depois do fim das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em 2017.
“Chegou a hora da paz”, disse Petro, em entrevista à rede colombiana WRádio. “Mandei essa mensagem não somente ao ELN, mas a todos os grupos armados em vigor.”
Depois da eleição de Petro, em junho deste ano, o grupo marxista-leninista declarou total disposição para iniciar as negociações de paz com o primeiro governante de esquerda da história colombiana.
Entre 2010 e 2018, durante o governo de Juan Manuel Santos (Partido Social), o ELN manteve alguns diálogos com o Estado. Contudo, o processo foi interrompido pelo atual presidente do país, Iván Duque. O fato ocorreu em 2019, após alguns membros do grupo atacaram uma escola militar com um carro-bomba, em Bogotá.
Petro, que vai assumir a Presidência em 7 agosto, já afirmou em diversas ocasiões que estaria à disposição para retomar o diálogo com o grupo marxista-leninista, depois das “lições aprendidas com o acordo com as Farc”, assinado em 2016.
A ELN surgiu em 1964, no auge da Revolução Cubana. Atualmente, tem 2,5 mil guerrilheiros.
Negociações com a Venezuela
Durante a entrevista, o ex-guerrilheiro também afirmou que uma de suas prioridades é uma negociação com a Venezuela. Trata-se de um consenso que pretende combater os grupos armados operantes na fronteira entre os dois países. Petro disse que vai abrir um comércio na área, enquanto recupera o controle territorial.
Depois das eleições, Petro e ditador Nicolás Maduro conversaram pela primeira vez por telefone. Ambos anunciaram a retomada das relações entre os dois países, encerradas durante o governo Duque. Em 2019, o atual governo da Colômbia reconheceu Juan Guaidó como presidente legítimo da Venezuela.
Relacionadas
O narco-Governo tomando forma.
Como diria o Bush: “Nós não negociamos com terroristas”.
Mas, o que esperar de um bandido como o guerrilheiro do M19? Não será uma negociação, e sim, um bate papo entre amigos financiado pelo pagador de impostos.
Perfeita análise José Camargo…..Entre Linhas…”Vamos estruturar melhor os Grupos Guerrilheiros que estão em desvantagem por terem sido combatidos durante esses anos passados”….
Qualquer semelhança com a “Proibição do STF de atuar nas favelas do Rio de Janeiro” DURANTE A PANDEMIA, é mera coincidência……..
Há quanto tempo existe essa atividade guerrilheira naquele país? 40 anos? 50 anos? Com certeza existem vagabundos como esse daí que até nasceram nesse meio e nunca tiveram uma ocupação produtiva em suas vidas. Agora vem esse imbecil e de uma hora para outra decreta a paz com esses bandos armados, que não passam de traficantes de drogas vão fazer o que na vida para se sustentarem? Será que entregarão as armas assim numa boa em troca de promessa de trabalho honesto, que até eles desconhecem o que seja isso? Só sendo mesmo um colombiano para acreditar numa estória dessa.
A guerrilha ideológica de antigamente é o narcotráfico de hoje em dia. Essa gente se especializou no mercado mais lucrativo que existe: as drogas.
mais um com diálogos cabulosos !
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar;
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico;
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Vindo de um comunista a proposta de cessar fogo significa apenas que,doravante, a guerrilha terá vida boa.Não será incomodada.