A adesão da Finlândia e da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aumentaria a segurança dos Países Bálcãs e fortaleceria a aliança militar ocidental, disse Gitanas Nauseda, presidente da Lituânia. “Seremos capazes de supervisionar e controlar melhor a região do ponto de vista militar”, explicou, em entrevista concedida neste sábado, 16, ao jornal Financial Times.
Em fevereiro deste ano, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, disse que ambos os países sofreriam retaliações caso se aproximassem da Otan. “Essa decisão teria sérias consequências militares e políticas, que obrigariam nosso país a dar uma resposta reciproca”, advertiu, em entrevista coletiva.
Relacionadas
Finlândia e Suécia são membros da União Europeia (UE), mas não integram a Otan. Isso porque seus governos acreditavam que as relações diplomáticas com os russos seriam mais sólidas se permanecessem fora da aliança. Mas o cenário mudou. Nas próximas semanas, Helsinque deverá solicitar oficialmente a adesão à Otan, enquanto Estocolmo considera a hipótese.
A mudança de postura ocorre em virtude da invasão da Ucrânia pela Rússia. Depois de observarem os estragos causados em diversas cidades ucranianas, os finlandeses e os suecos avaliam que não conseguiriam resistir a eventuais ataques do Kremlin, razão por que precisariam solicitar o apoio militar da Otan.
Leia também: “Ordem mundial é o objetivo da guerra informacional na Ucrânia”, reportagem de Luis Kawaguti publicada em Oeste
A Rússia não é apenas um país louco. É também assassino e ameaçador. Qualquer país que tenha um pouco de senso da diferença entre bem e mal deverá boicotar o país comunista.
A única coisa que irão conseguir é desencadear uma guerra nuclear.Aquela situação que todos estão errados,é direito entrar na OTAN,é,mas vai dar problema,estão cercando a Rússia por todos os lados,mas se esquecem que o maluco do Putin,controla mais de 6 mil ogivas nucleares.Que Deus ilumine esse bando de imbecis.
O maluco do Putin, além de maluco, dizem estar com câncer sem chances de cura ou seja, não está nem aí rasgando para o azar, só não sabemos dos outros dois que controlam as chaves dos mísseis, e o pior, estão ficando cada vez mais acuados. Isso não vai acabar bem ou esses europeus estão mais do que blefando.