A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, afirmou que a ilha não vai ser impedida pela “pressão externa” de desenvolver suas relações internacionais. Em uma viagem à América Central e aos Estados Unidos, Tsai enfrenta um momento de tensão com a China, que considera Taiwan como uma Província dissidente e tenta pressionar a ilha a aceitar sua soberania.
De acordo com o porta-voz do gabinete presidencial de Taiwan, Lin Yu-chan, a viagem de Tsai inclui Nova Iorque e Los Angeles, além da Guatemala e Belize. Embora não tenha sido informado se Tsai vai se encontrar com o chefe da Câmara dos Representantes dos EUA, Kevin McCarthy, a China ameaçou retaliar caso isso ocorra.
A então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taiwan em agosto do ano passado. Durante sua estada, a China realizou uma série de operações militares conjuntas ao redor da ilha, anunciando sanções contra Pelosi e a suspensão de acordos de cooperação firmados com os EUA.
Antes de embarcar, Tsai disse a jornalistas que está confiante e que Taiwan caminhará firmemente no caminho da liberdade e da democracia. “Embora o caminho seja difícil, Taiwan ilha não está sozinha e não cederá nem provocará.”
Meu apoio a democrática Taiwan, uma nação independente!!!… 😀
Admiro a coragem desta Sra. A esquerda enxotou os que não concordavam com os comunistas para Taiwan. Agora que os Taiwaneses estão ricos, querem incorporar a ilha ao comunismo.
A elite política de Taywan parece estar levando os seus cidadãos para o mesmo destino dos da Ucrânia. Falta-lhe compromisso com a paz e respeito a vida de cada cidadão daquela ilha. A geopolítica não indica como saudável a relação de Taywan com os EEUU. Essa relação significa trazer o poder bélico americano para dentro da área de influência da China.
A China, como sempre, com seus rompantes autoritários. Vai ficar falando sozinha pois os EEUU não estão com medo dela.
Brava guerreira,lute por democracia e liberdade,estas juntas trarão progresso, paz, desenvolvimento para seu povo.
Infelizmente,aqui no Brasil estas premissas não passam agora de sonho.
Parabéns,mulher poderosa e guerreira.