Quim Torra, principal autoridade da Catalunha, afirmou que o território deve ser independente; tentativa foi barrada pelo governo da Espanha em 2017
O presidente da Generalitat, como é conhecido o governo da Catalunha, Quim Torra, afirmou nesta quarta-feira que é necessário que a Catalunha tenha um “estado próprio”.
Torra afirmou que o estado de emergência que o governo da Espanha impôs em razão da pandemia do coronavírus foi utilizado para retirar a autonomia da Catalunha. A infirmação foi publicada pela agência de notícias espanhola EFE.
Veja também: “Rei da Espanha pede coragem aos empresários do país”
A intervenção de Torra aconteceu em um debate no parlamento daquela região autônoma da Espanha sobre a crise causada pelo coronavírus.
Tentativa de independência
No dia 1° de outubro de 2017, o governo da Catalunha realizou um referendo propondo a independência do território. A votação, que foi considerada inconstitucional pelo governo da Espanha e que sofreu boicote de parte dos catalães, acabou tendo o resultado favorável à independência.
No dia 27 daquele mês, o então presidente da Generalitat Carles Puigdemont declarou a independência do território. O governo central, por meio do artigo 155 da Constituição da Espanha, acabou destituindo as autoridades catalãs e interviu na Generalitat.