Pedro Castillo, presidente do Peru, anunciou o envio ao Congresso de um projeto de lei para que os eleitores respondam se desejam uma nova Constituição. Se aprovada, a consulta será feita nas eleições regionais e municipais que serão realizadas em outubro de 2022.
A fala ocorreu na sexta-feira 22, durante o IV Conselho de Ministros Descentralizados, presidido pelo chefe do Executivo peruano. O evento foi realizado em Cusco, capital do país.
“Devo anunciar que vamos enviar um projeto de lei ao Congresso da República”, disse. De acordo com o presidente do Peru, o processo seguirá o rito constitucional “para que o povo peruano possa ser consultado se ele concorda com uma nova Constituição”.
A criação de um novo texto constitucional é uma promessa de campanha de Castillo. Ele foi eleito em junho de 2021 por um partido marxista-leninista. A legenda culpa a atual Constituição pelas desigualdades econômicas no Peru, uma vez que ela consagra o modelo de livre mercado. A legislação entrou em vigor em 1993, no mandato do presidente Alberto Fujimori.
“Enviaremos esse projeto de lei que vamos trabalhar imediatamente”, disse o presidente do Peru.
Ainda não está claro qual mecanismo será proposto para redigir uma nova carta. Em 10 de abril, o Júri Nacional Eleitoral esclareceu que a convocação de um referendo para aprovar uma mudança constitucional requer a aprovação prévia do Congresso por maioria absoluta.
Há um erro na redação da notícia: Cusco não é a capital do Peru e sim, Lima. Talvez a menção a Cusco tenha sido por engano. Uma correção seria oportuna para manter a credibilidade jornalística.
Vai afundar logo.
Acredito que a Nova Constituição será assim: 75% PRA MIM e 25% PARA QUEM ESTIVER DO MEU LADO e para o POVÃO . . . UM METRO E MEIO FORA O VERMELHO
Quem pode nos salvar se não as ruas?
Que as lhamas a ocupem, após um banho de democracia.
Esqueçamos o estado democrático de direito, pois faz lembrar o STF brasileiro.
TUDO UMA SÓ MERDA.
Mais uma página da cartilha comunista latino-americano, vamos ver até onde chega a desgraça dos irmãos peruanos com esse imbecil esquerdista.
No “piru” destruído este comumigascista poderia fazer um plebiscito perguntando se o povo prefere encher o bucho ou una nova constituição escrita por imbecis.
Cusco foi a capital do império inca, a capital do Peru é Lima, agora, este comunista quer mudar a constituição do país para implantar estas ideias da esquerda do retrocesso,
A esquerda não se cansa de querer destruir as instituições por onde passa.
A extrema esquerda atacando novamente! É típica mentira dessa seita culpar o “livre mercado” – que nunca foi permitido em lugar nenhum até hoje – para enganar os trouxas e implantar na mão grande o totalitarismo.
Exatamente