O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, quer que o Brasil abra os arquivos sobre a Guerra do Paraguai. Ele fez a declaração no sábado 15, data em que também defendeu a devolução de equipamentos militares que estariam em exposição em museus brasileiros.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Peña comentou esses assuntos numa conversa com jornalistas, no fim de sua visita de cinco dias a Taipei, capital de Taiwan. Ele foi recém-eleito e vai assumir a Presidência em 15 de agosto.
“Não tenho ressentimentos, raiva ou ódio, mas acho que seria bom”, afirmou Peña. “Adoraria ter esse tipo de conversa com o presidente Lula, mas de uma forma positiva.”
Em sua avaliação, o presidente paraguaio alega que seria bom para os dois países entender o que ocorreu durante a guerra — o maior conflito da história da América Latina, entre 1864 e 1870.
Leia também: “Quem é Santiago Peña, novo presidente do Paraguai”
Além de falar sobre a Guerra do Paraguai, Peña defendeu a amplicação do comércio com a China, para que o Mercosul firme acordos com o país asiático. Ele também priorizou as trocas com Taiwan, com o objetivo de desenvolver o Paraguai.
Na conversa, Peña ainda comentou a viagem que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fará à Bélgica. O petista deve participar de uma cúpula de políticos latino-americanos e europeus, com o intuito de reduzir as diferenças para o acordo com o Mercosul.
Sobre Taiwan, Peña disse não ter adiantado nenhum negócio, por não ser ainda presidente. Mas, segundo a imprensa local, o político paraguaio chegou a oferecer seu país como “porta de entrada” para Taiwan no mercado sul-americano.
Quem é Santiago Peña
O economista de direita Santiago Peña, de 44 anos, foi eleito presidente do Paraguai nas eleições de abril deste ano. Foi a primeira vez em que Peña concorreu a uma eleição nacional.
Em 2017, o economista participou das primárias do Partido Colorado, mas perdeu a indicação à Presidência para o atual chefe do Executivo do Paraguai, Mario Abdo Benítez.
O presidente eleito também possui uma brilhante carreira acadêmica. Já atuou no Fundo Monetário Internacional e fez parte da direção do Banco Central do Paraguai.
Esse discurso É de esquerdosos,,,,,latinos são uma coisa anacronize espantosa viu,,,,todos esquerdalhas.
Direitistas constroem e não ficam com mimimis de “”quero de volta…quero isso, quero aquilo,,vou fazer amizades com outros países…etc etc.etc””
FAÇA!
Se quiser reviver a história e reformula-la …faça guerra de novo….como já disse…NACIONALISMO SEMPRE é Uma forma de comunismo/socialismo…um travesti ideológico..
Nazzismo Fascismo e Comunismo SÃO ALMAS GÊMEAS!
Me parece mais um sem noção. Quer negociar com a ching e Taiwan????? Está mexendo com pólvora. Quer conversar com o presidente luladrão? Diz ser de direita, mas… Temos visto todo tipo de absurdos ultimamente. Tomara que seja inteligente, honesto e corajoso e que desenvolva o Paraguai, e o proteja do comunismo.
Pobre Santiago, quando terminar o mandato, será processado, preso e talvez exilado com perda da cidadania, tudo por ser Direita(crime inafiançável).
Pelo menos ele foi visitar Taiwan e não Pequim…
Deve estar com um grande pepino na mão, para tentar desviar a atenção para essa suposta guerra.
Pode rever o que quiser.
Solano Lopes foi o responsável. Bloqueou a única rota para o Brasil chegar a Cuiabá. Invadiu o RS. Não contava com a recusa argentina em permitir que suas tropas avançassem por Entre Rios.
O Brasil tinha questões territoriais menores a resolver com o Paraguai. Seu próprio pai o aconselhou a não resolver essas questões por meio das armas.
Ficou 2 anos na Europa comprando armas. E em Paris conheceu uma prostituta irlandesa e a transformou em “primeira dama”.
(Ah! Na volta atracou no Rio de Janeiro e, vê se pode, queria casar com a Princesa Isabel!)
Sua loucura levou o Paraguai à destruição.
Ah! O que os ingleses queriam era tudo menos uma guerra no Prata.
A falsificação da história, isto é, o Brasil provocou um “genocídio” começou com um jornalista comunista e mentiroso (pleonasmo) inventando isso e já devidamente desmascarado pelos historiadores honestos.
O Brasil saiu profundamente endividado e a canalha militar pôs fim a um regime estável politicamente dando um golpe de estado em 1889. Após 100 anos voltamos à normalidade democrática sem antes depor o senhor Collor.
Quem se interessar pelo tema sugiro o magistral livro de Francisco Doratiotto, Maldita Guerra.
Gosto do Paraguai e até me pretendo mudar pra lá por causa dos poucos impostos, mas isso aí é jogar pra torcida, se quer os espólios de guerra que venha buscar.
Todo mundo sabe que a guerra contra o Paraguai foi uma sacanagem patrocinada pela Inglaterra.
Vc acreditou mesmo no seu professor de história com viés esquerdista né? Quem atacou o Brasil foi o Paraguai. Vai em Antonio João, MS e vera, a cidade e homanagem ao brasileiro Antônio João que sozinho atrasou mais de 300 paraguaios de avançarem. Sai da bolha.
Você não sabe nada, comunistoide.
Quando pretendo deixar uma foca comunista nervosa presenteio um livro de historia. Agora adotei o LIVRO NEGRO DO COMUNISMO E UMA BIBLIA, sempre dou de presente para essas focas, que pensam que o mantra de vitimismo ira convencer que a nefasta ideologia realizou alguma coisa util para a humanidade. Caso tenha certeza que a foca comunista nao tem salvaçao, presenteio varias caixas de supositorio extra GGGG de Rivotril e alguns potes de vaselina. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
É curioso como, em vez de focar no futuro, o cara resolve focar no passado
Então já vimos como será o futuro do país, sem futuro.