A primeira urna das eleições presidenciais nos Estados Unidos foi aberta na comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, nesta terça-feira, 5. A votação começou à meia-noite no horário local (2h em Brasília) e terminou minutos depois. Kamala Harris e Donald Trump empataram, com três votos cada um.
Dixville Notch é conhecida por ser a primeira a abrir a votação presidencial nos EUA desde a década de 1960. Devido ao pequeno número de eleitores, a contagem é feita imediatamente depois do fechamento das urnas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Localizada no condado de Coös, próximo à fronteira com o Canadá, a comunidade teve apenas cinco votos na eleição de 2020, todos em Joe Biden. Em 2016, Hillary Clinton recebeu quatro votos e Trump dois.
A última vez que um empate ocorreu em Dixville Notch foi em 2012, quando Barack Obama e Mitt Romney receberam cinco votos cada um. Naquele ano, Obama foi reeleito presidente com ampla vantagem.
O Censo dos EUA de 2020 registrou apenas quatro habitantes em Dixville Notch. Apesar do tamanho, a localidade atrai turistas, por seu parque estadual e um resort.
No restante de New Hampshire, as urnas vão ser abertas às 11h (13h em Brasília). Em outros Estados do leste dos EUA, a votação começou entre 5h e 7h no horário local.
Apesar do empate em Dixville Notch, espera-se que Kamala Harris conquiste todos os quatro delegados da região, já que o Estado tende a votar no Partido Democrata.
Quando sai o resultado das eleições nos EUA?
As últimas urnas devem ser fechadas às 2h desta quarta-feira, 6, pelo horário de Brasília, no Havaí. Resultados parciais serão divulgados a partir das 20h desta terça-feira em Estados como Indiana e Kentucky.
Leia também: “Eleições nos EUA: saiba os horários e como acompanhar a votação”
Ainda não se sabe quando o resultado oficial das eleições presidenciais dos EUA vai ser anunciado. Cada Estado possui regras diferentes de apuração, o que pode afetar a contagem.
Projeções revelam que o vencedor pode ser conhecido até a tarde desta quarta-feira, mas atrasos são possíveis. Em 2020, Joe Biden foi projetado como vencedor quatro dias depois da eleição. Em 2016, Donald Trump foi declarado eleito na madrugada seguinte à abertura das urnas.