O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, agradeceu à policial que confrontou o agressor que portava uma faca no shopping center Westfield Shopping Center, em Sidney, maior cidade do país. Em entrevista coletiva realizada neste sábado, 13, o premiê classificou a oficial como uma “heroína”.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
“Não há dúvida de que ela salvou vidas por meio de sua ação”, disse, ao referir-se à policial que não teve seu nome divulgado. “É um lembrete de que as pessoas que usam uniforme são pessoas que correm para o perigo, e não para longe dele.”
No ataque, realizado neste sábado, o assassino matou seis pessoas e feriu outras oito com facadas no centro comercial que fica localizado no bairro Bondi Junction, em Sidney. O agressor ainda não teve seu nome divulgado pelas autoridades locais.
Chamada de heroína pelo primeiro-ministro da Austrália, a policial chegou ao shopping em questão de minutos depois de receber o alerta de ataque no local. Ela abordou o criminoso, que a ameaçou. O assassino acabou eliminado.
Leia também: “Depois de levar facada, líder da oposição da Coreia do Sul se recupera”
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram momentos de tensão entre as pessoas que estavam no shopping. Vídeo compartilhado no Instagram do canal de TV 9News destaca pessoas que se amontoavam em um estreito corredor.
Bondi Junction in Australia stabbing at mall. They are saying “motive unknown “ but it definitely looks like terror.
— Sarah Sansoni (@sarahsansoni) April 13, 2024
Female cop killed the attacker.
Video is of people evacuating pic.twitter.com/WqzqQZhzRa
Ainda pelo Instagram, a TV 9 News mostra o assassino. Ele usava bermuda e camiseta preta com detalhes em amarelo. Ele aparece com a faca em punho e correndo pelo shopping. Há ainda registro da hora em que o criminoso para em uma escada rolante, diante de um homem com uma barra em mãos.
Momento que a policial aborda o agressor e salva as pessoas que estavam no shopping na maior cidade da Austrália
Foi graças à policial que realizava tarefas de rotina perto do shopping que o assassino foi contido, isso evitou a continuidade das agressões. No momento do ataque, ela foi orientada a ir até o local.
Em poucos minutos, a policial estava dentro do shopping e começou a perseguir o assassino.
“Tudo isso aconteceu muito, muito rapidamente”, disse o vice-comissário de polícia, Tony Cooke, segundo o jornal britânico The Guardian. “A policial estava nas proximidades, atendeu sozinha, foi orientada até a localização do infrator por pessoas que estavam no centro e tomou as medidas, salvando a vida de diversas pessoas.”
Leia também: “Ataque com faca em escola na Suécia deixa vários feridos”
Cooke ainda conta que a oficial perseguiu o homem até ele se virar e a ameaçar com a faca. Foi nesse momento que ela saca sua arma e abre fogo contra o agressor.
“Ele se virou, a encarou e ergueu uma faca”, disse Cooke. “Ela disparou com uma arma de fogo e o assassino morreu.”
Leia também: “Ataque a tiros deixa 3 mortos na Universidade de Nevada, nos EUA”
Em entrevista coletiva, a comissária de polícia Karen Webb disse que o criminoso é um homem de 40 anos, mas ainda não foi formalmente identificado.
Se fosse aqui no Brasil a noticia seria assim polícia mata um inocente.