A Rússia enviou para Cuba um carregamento de cerca de 715 mil barris de petróleo bruto, que deverão chegar nesta sexta-feira, 29, ao Porto de Matanzas, próximo de Havana.
O envio do petróleo russo ocorre em meio a apagões e escassez de alimentos, que estão provocando protestos nas ruas de Cuba e migração em massa de cidadãos cubanos.
Cuba está enfrentando uma das suas piores crises econômicas desde a queda da União Soviética, que colapsou em 1989.
Saiba mais: Apagão: Cuba desliga maior parte da iluminação pública
Trinta e cinco anos depois, a ilha comunista se encontra — mais uma vez – em dívida com os seus apoiadores em Moscou, agora capital da Federação Russa.
Volta à órbita russa
Havana não teve outra escolha senão voltar à órbita da Rússia depois que alguns dos seus outros aliados reduziram o apoio.
Saiba mais: Cuba alega ‘limitações’ para não pagar dívida de mais R$ 3 bilhões com o Brasil
A Venezuela, patrocinadora de longa data de Cuba, reduziu as entregas de combustível para cerca de 35 mil barris por dia, abaixo dos cerca de 80 mil em 2020.
E embora o México esteja doando cerca de 25 mil barris diariamente, o país enfrenta pressão interna para começar a cobrar a ilha.
A estatal mexicana Petroleos Mexicanos – que nega estar enviando petróleo bruto para Cuba – também enfrenta problemas financeiros.
Cuba e a Rússia assinaram um acordo no ano passado para tentar superar parte das dificuldades da ilha. Todavia, os carregamentos russos demoraram para chegar à ilha comunista por causa da guerra na Ucrânia.
Saiba mais: Lula vai a Cuba, que não tem como pagar dívida com Brasil
Recentemente, Cuba solicitou à Organização das Nações Unidas (ONU) doações de leite em pó para alimentar crianças.
A escassez crônica de trigo se transforma em falta de pão, e as rações alimentares do governo têm sido constantemente reduzidas ou até mesmo adiadas por semanas.
Cuba culpa os Estados Unidos pelo desastre econômico
O governo cubano culpa o embargo comercial dos EUA, imposto após a revolução de 1959, como responsável de seus problemas.
Entretanto, Cuba continua comerciando com todos os outros países do mundo e até mesmo com os Estados Unidos.
Existem várias exceções que permitem a exportação de alimentos, produtos agrícolas, suprimentos médicos, doações humanitárias e várias outras categorias de bens, caso sejam utilizados pelo setor privado, e não pelo governo.
Por exemplo, as exportações além de produtos agrícolas, medicamentos e doações dos Estados Unidos são autorizadas sob licenças e políticas específicas implementadas durante os governos de Barack Obama e Joe Biden.
Um dos maiores problemas de Cuba vem do colapso do turismo internacional, uma das mais tradicionais fontes de moeda forte da ilha.
Cuba recuperou apenas a metade dos visitantes anteriores à pandemia, e isso provocou uma escassez de dólares.
O problema do comuno/socialismo é que tem vicio de origem.
O erro do projeto já começou na prancheta, o conceito já é falho desde o inicio .
Já parte do principio de um ser humano igualitário , e isso não existe , nunca existiu e nunca vai existir.
Cada ser humano tem características diferentes entre si , e não é possível transformar isso numa massa de pensamentos e atitudes ” comuns” , as pessoas não são iguais , não tem necessidades iguais e nem mesmo qualquer coisa que se aproxime disso , daí vem a necessidade de sempre achar culpados e bodes expiatórios para os fracassos , e fazer imposições com força bruta em todas as situações como se vê acontecer regularmente .
Não adianta ficar pondo a culpa nas peças quando na verdade o projeto do carro é que é ruim e nunca vai funcionar.
O pior de tudo é ver que apesar de décadas de fracassos contínuos ainda tem gente que acha esse carro bom.
Incrível isso, é contra intuitivo.
Será que isso não serve de exemplo para os cabeças vazias que, ainda defendem o socialismo que, só destrói países e populações, como mostra esta reportagem sobre Cuba ?
Será que é esta situação que, os brasileiros querem deixar para os seus filhos e netos ?
Um país quebrado e falido, dominado por corruptos e saqueadores do nosso dinheiro público ?
Será que é isso que a população quer para o Brasil ?
Chegaram ao ponto que ja nao conseguem jogar a culpa nos EUA, esses urubus que estao no poder por quase 60 anos, sao a nitida demonstraçao que o socialismo comunismo termina quando o dinheiro dos outros termina.
Espero que o povo tenha algum instante de coragem e baixe o pau sem pena ou misericordia nesses abutres e que finalmente Cuba seja libertada da opressao socialista comunista. Ja passou da hora de colocar esses oportunistas fora do poder.
Não existe sucesso na economia centralizada, a corrupção corroe tudo isso ocorre em todos o níveis, veja as prefeituras os governos estaduais e na União. Os governos comunistas centralizam tudo e não existe outra saída sem ser o fundo do poço.
Não existe sucesso na economia centralizada, a corrupção corroe tudo isso ocorre em todos o níveis, veja as prefeituras os governos estaduais e na União. Os governos comunistas centralizam tudo e não existe outra saída sem ser o fundo do poço.