publicidade
Política

Lula vai a Cuba, que não tem como pagar dívida com Brasil

Petista visita ilha cubana nesta sexta-feira, 15, e tem encontro com ditador Díaz-Canel

Miguel Díaz-Canel, ditador de Cuba, e Lula em janeiro deste ano | Foto: Reprodução/Twitter

A ditadura de Cuba deve ao Brasil mais de US$ 530 milhões (R$ 2,2 bilhões) e não tem como pagar. Por isso, espera do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma negociação favorável, que já está sendo providenciada pelo governo, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira, 15, pela Folha de S.Paulo.

+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.

Receba nossas atualizações

O assunto pode ser discutido em reunião ainda nesta segunda-feira, quando Lula desembarca em Havana para uma reunião com o ditador Miguel Díaz-Canel. Em seguida, o petista parte para Nova York, onde participa da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).

O calote cubano se arrasta desde 2017, quando Cuba deixou de pagar o empréstimo de mais de US$ 600 milhões para obras de infraestrutura, especialmente o Porto de Mariel, a 60 km de Havana. Empréstimos sucessivos à ditadura de Cuba foram liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante os governos de Lula e Dilma Rousseff.

Governo Lula cogita uso de moedas alternativas para Cuba pagar dívida

Dilma Cuba
A ex-presidente Dilma Rousseff participou da inauguração do Porto Mariel em janeiro de 2014 ao lado do então ditador cubano Raúl Castro | Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Segundo a Folha, um documento interno do governo brasileiro cita como medidas dessa possível renegociação um desconto no total em atraso, o uso de moedas alternativas ao dólar ou mesmo a realização de pagamentos em commodities cubanas, com charutos ou cigarrilhas.

Já a informação sobre a insolvência de Cuba e a espera de flexibilidade para pagar a dívida consta da ata de uma reunião realizada no último dia 11 entre integrantes do governo brasileiro e de bancos públicos para tratar da dívida de Cuba.

“Autoridades do país externaram não possuir neste momento meios para o pagamento das suas obrigações. As autoridades teriam sinalizado esperar algum tipo de flexibilidade por parte do governo brasileiro — por exemplo, um haircut [abatimento] comparável ao recebido no tratamento da dívida do Clube de Paris em 2015 e, diante da escassez de dólares, uso de moedas alternativas ou recebíveis de commodities cubanas — para permitir a retomada dos pagamentos”, diz o documento citado pela Folha.

O Clube de Paris é um órgão internacional que existe desde os anos 1950 para renegociar dívidas de países. O caso citado no documento se refere ao desconto de US$ 2,6 bilhões dado pelo grupo a Cuba em uma dívida de US$ 11,1 bilhões. Os principais produtos de exportação de Cuba são os feitos com tabaco, como os famosos charutos.

Lula vai a Cuba nesta sexta-feira, 15

lula cuba
O assessor especial da Presidência, Celso Amorim, e o ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, durante encontro em Havana – 18/8/2023 | Foto: Divulgação/Twitter/Canel

Lula, que já se encontrou com Díaz-Canel duas vezes desde que assumiu o mandato, irá agora a Cuba. Ele vai à ilha acompanhado dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Nísia Trindade (Saúde) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

A discussão do incerto pagamento da dívida é uma tentativa de Lula reaproximar o Brasil da ditadura cubana, de quem sempre foi aliado. Lula era amigo pessoal do ex-ditador Fidel Castro, e nos mandatos de Lula e de Dilma as relações entre os dois países se fortaleceram. Ao assumir o governo, Jair Bolsonaro rompeu relações e cessou os empréstimos internacionais para obras de infraestrutura em outros países.

+ Alckmin recebe embaixador de Cuba e discute acordos

Desde que tomou posse, Lula se encontrou com o ditador cubano ao menos duas vezes. Em 24 de janeiro, os dois se encontraram na Argentina, durante reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Na ocasião, o presidente brasileiro falou em “restabelecer as relações diplomáticas no mundo”. O segundo encontro foi em Paris, em junho, e “marcou a retomada do diálogo com Cuba”, segundo o governo Lula.

Leia também: O líder dos cucarachas, reportagem publicada na Edição 149 da Revista Oeste.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Celso Ricardo Kfouri Caetano
    Celso Ricardo Kfouri Caetano

    Colocação bem realista Ed Camargo é o fim dos tempos para o Brasil e se há um culpado maior nessa história é Bolsonaro que não fez o mínimo esforço para ser um gestor maduro pelo contrário demonstrou o que sempre foi zero de inteligência, uma verdadeiro recruta zero e conseguiu o que não se imaginava, abrir espaço para o retorno do Lula e legião (aqui coloco legião no sentido bíblico mesmo é o demo e seus seguidores perpétuos)….apenas discordo em um ponto com relação ao povo que sofre e passa fome nessa terra abençoada por Deus pois há uma culpa imensa também: vá assistir um jogo de futebol, desfile de escolas de sambas, praias em dias ensolarados e verás multidões que aparentemente poderiam fazer diferença se clamassem por coisa séria, mas não fazem. Cito novamente Martin Luther King ” Não me preocupa o brado e o grito dos maus mas o que me preocupa é ver o silêncio dos inocentes”.

  2. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Nem só de pão viverá o homem, mas tambem dos charutos de Cuba.
    Francamente, os esquerdopatas confiscam os frutos do nosso trabalho e emprestam aos Cubanos, aos Argentinos, aos Africanos com juros camaradas, os quais não tem condições de pagar o empréstimo.
    E eu pergunto se esse dinheiro tivesse ficado no bolso de quem por ele trabalhou e ganhou honestamente, não seria o dinheiro melhor gasto se quem o gastar é quem o ganhou em primeiro lugar?
    As decisões tomadas por um Charlatão semi-analfabeto que afetam nossas vidas e nosso dinheiro são devastadoras ao povo e ao país.
    A situação do Brasil sob o domínio do consórcio STF e Luladrão, esta se deteriorando rapidamente, grandes fabricas Ford, VW estão fechando e indo embora do Brasil e podemos usar como exemplo a atual São Paulo, onde as pessoas se injetam drogas, fornicam, urinam e defecam nas ruas, e as empresas no centro da cidade estão fechando em grande número; ou Rio de Janeiro, onde as taxas de homicídio e criminalidade tornam a vida insuportável para tantas pessoas.
    E a decadência vai além das grandes cidades. As nossas principais cidades vão apodrecer ao mesmo tempo que nos comprometemos a gastar milhões com as viagens ao exteriror de Luladrão e sua concumbina, e milhões mais para manter esse incomensurável governo federal, ditatorial, socialista e corrupto do Brasil. E milhões em empréstimo aos governos cumpanheiros comunistas.
    Enquanto isso o povo brasileiro fica no sofrimento e miséria de viver em um país com um governo ilícito e ilegal que existe simplesmente por ter roubado nossas eleições.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade