Autoridades da Província de Colúmbia Britânica, na Costa Oeste do Canadá, anunciaram que vão descriminalizar a posse de cocaína em pequenas quantidades. A medida tem caráter provisório e vai valer inicialmente por três anos.
O governo local pediu a isenção do código penal nacional depois que overdoses tiraram mais de 2 mil vidas de cidadãos de Colúmbia Britânica no ano passado.
Segundo as autoridades da região, os adultos vão poder portar um total de 2,5 gramas de drogas como cocaína, opioides, metanfetamina e MDMA (ecstasy).
Embora essas substâncias permaneçam ilegais, os adultos flagrados com posse para uso pessoal nessa quantidade não vão ser presos nem terão suas drogas apreendidas. Em vez disso, as forças policiais pretendem oferecer informações sobre serviços sociais e de saúde disponíveis.
A ministra canadense para Saúde Mental e Vícios, Carolyn Bennett, disse na terça-feira 31 que “por muitos anos a oposição ideológica à redução de danos custou vidas”. “Estamos fazendo isso para salvar vidas, mas também para dar às pessoas que usam drogas sua dignidade e escolhas”, afirmou.
Já o prefeito de Vancouver, Kennedy Stewart, disse que a decisão “marca um repensar fundamental da política de drogas que favorece a saúde em vez de algemas”.
O programa vai ser executado a partir de 31 de janeiro de 2023. Existem algumas exceções à política, que não se aplica em escolas primárias e secundárias, aeroportos ou envolvendo membros das Forças Armadas do Canadá.
A Província de Colúmbia Britânica tem como capital a cidade de Vitória. No entanto, a cidade mais conhecida da região é Vancouver, próxima à fronteira com os Estados Unidos, com cerca de 675 mil habitantes.
Estão facilitando cada vez mais a vida dos cartéis de drogas!
Coitado do Canadá.
Esse país está ladeira abaixo.
Será que pretendem incrementar o turismo ? Falar em dar dar dignidade ao usuário através de permissão de uso é risível. Sem, logicamente comparar, mas ampliando o absurdo dessa suposta dignidade, pôde-se conceder tolerância a terroristas, contraventores, etc
Inacreditável.
A província registra mortes por overdose e, ao invés de aumentar a repressão, ela libera uma droga q causa a mesma overdose?
O sujeito pode andar com 2,5g, deixa essa merda de droga em casa, sai de novo e volta com mais 2,5g e assim sucessivamente.
E vem dizer pra mim q a preocupação é com saúde?
São políticos canalhas q querem a degeneração social por meio do vício.
Pobre Canadá, caminhando para o abismo. Se fosse um governo conservador, de direita, isso jamais aconteceria.
Veja como vai ficar a produção, igual a esquerda aqui, improdutiva
Nada mudou. Apenas sobe-se a régua da tolerância para proteção e isenção dos filhos dos donos do poder e apadrinhados. E, claro, arrecadar uns impostos que ninguém é de ferro.
Se a politica fosse boa valeria para as forcas armadas tb…