O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se recusou a definir o grupo Hamas como terrorista, em resolução aprovada nesta segunda-feira, 16.
O partido equiparou as ações de defesa de Israel às brutalidades dos extremistas, que invadiram o território israelense, assassinaram, sequestraram e estupraram milhares de vítimas.
Leia mais: “Israel retoma o fornecimento de água para Gaza”
A opinião geral no partido, divulgada no documento, é de que os ataques de Israel em resposta às atrocidades do Hamas configuram genocídio.
“Desde sua fundação, todo e qualquer ato de violência contra civis, venham de onde vierem”, afirma o PT. “Por isso, condenamos os ataques inaceitáveis, assassinatos e sequestro de civis, cometidos tanto pelo Hamas quanto pelo Estado de Israel, que realiza, neste exato momento, um genocídio contra a população de Gaza, por meio de um conjunto de crimes de guerra.”
Partido vê perigo de escalada nos conflitos
Na nota, o partido ressalta que apoio desde os anos 1980 a luta do povo palestino por sua soberania nacional. Defendeu a constituição de dois Estados, o da Palestina e o de Israel.
E acrescentou que as relações partidárias que mantém com os palestinos são “unicamente com a Organização para a Libertação da Palestina e com a Autoridade Nacional Palestina, sediada em Ramallah”.
Leia mais: “Israel confirma que Hamas mantém 199 pessoas como reféns”
Ao elogiar a atuação do governo brasileiro, no comando rotativo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e na repatriação dos brasileiros, alertou para os perigos de uma escalada nos conflitos.
“O PT parabeniza os esforços empreendidos pelo governo brasileiro, sob a condução do Presidente Lula, voltados à repatriação rápida de brasileiros na região do conflito e pelo acesso à ajuda humanitária na região da Faixa de Gaza”, dizia um trecho do texto.
Na visão do partido, isso deve ser feito “com a retirada dos bloqueios impostos por Israel que impactam diretamente a população civil, além do pronto restabelecimento do fornecimento de água, energia elétrica, alimentos, medicamentos e combustíveis na região, bem como a defesa da imediata libertação dos reféns civis israelenses.”
Esse pessoal do PT, é ignorante, não estuda e lê nada e vive falando asneiras. O burro Mestre, Lula, é uma pessoa que não merece ser chamado de ser humano. Um velho decrépto que vive rodeado de pessoas de caráter muito duvidoso. Como podem querer que um País, como Israel, que mostra um nível de desenvolvimento incomparável em relação ao atraso do Hamas, faça algum acordo com este último. O objetivo do Hamas é extinguir o estado Judeu e acabar com todo o povo judeu. Af. até quando vamos aguentar este animal na presidencia da república.
É lamentável existir gente com este pensamento enviesado.
Um dia , e não vai tardar, irão se arrepender amargamente.
Não fazem porque são amigos, compartilham a mesma ideologia e o mesmo método.
Essa gentalha fede.
O que se pode esperar do PT? Nada que preste. Sempre apoiaram terroristas.
E vcs esperavam o quê dessa Esquerda pérfida que se alia a tudo de pior no mundo e que nos arrasta cada vez mais para fundo do poço? Mas não reclama não…FAZ O ELE!
Nota covarde, a cara do PT