O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta quarta-feira, 28, que o treinamento de reservistas russos recém-mobilizados já começou. O recrutamento do contingente teve início há uma semana.
Na quarta-feira 21, Vladimir Putin, presidente da Rússia, ordenou a mobilização de 300 mil reservistas russos para lutarem na guerra da Ucrânia. A invasão dos militares russos ao país vizinho teve início no fim de fevereiro e até o momento segue sem previsão de um armistício.
“Os cidadãos convocados da reserva estão restaurando suas habilidades na operação e na manutenção de armas e equipamentos militares e especiais”, afirma o ministério, em comunicado. De acordo com a pasta, os treinamentos estão em curso em Rostov (na fronteira com a Ucrânia), Crimeia (região tomada em 2014) e Kaliningrado (na fronteira com a Polônia e a Lituânia.
Os governos polonês e letão fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte, bloco militar integrado pela maior parte da União Europeia (UE) e liderado pelos Estados Unidos. Tanto o governo norte-americano quanto a Comissão Europeia condenaram a invasão realizada pela Rússia. Em sinal de apoio aos ucranianos, os europeus aceitaram a candidatura ucraniana para a UE.
Já sou assinante como faço pra ter acesso