O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma mensagem particular para o chefe do Executivo brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), lamentando a destruição causada pelas chuvas no Recife, capital de Pernambuco.
“A Rússia compartilha o pesar daqueles que perderam seus parentes e entes queridos como resultado do desastre natural desenfreado e espera uma rápida recuperação de todas as vítimas”, falou Putin, em mensagem publicada no site oficial do Kremlin.
Neste fim de semana, a região Nordeste do país foi afetada por fortes chuvas, que causaram deslizamentos e enchentes. De acordo com Defesa Civil de Pernambuco, ao menos 91 pessoas já morreram em decorrência do desastre. O governo local registra 3.957 desabrigados, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata Norte.
Nove municípios já decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho e São Vicente Ferrer.
Presidente visita Recife
Nesta segunda-feira, 30, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou as áreas afetadas. A visita foi acompanhada do ministro da Defesa, Paulo Sérgio, e do comandante militar do Nordeste, General Richard Nunes. Mais tarde, Bolsonaro participou de entrevista coletiva com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, Anderson Torres, ministro da Justiça, e Marcelo Queiroga, ministro da Saúde.
– Sobrevoo de áreas atingidas pelas chuvas em Recife/PE, 30/Maio/2022. Esse é nosso presidente chegando junto!🇧🇷👏🏻👏🏻👏🏻 pic.twitter.com/RbPME0HnUY
— MaxGuilherme (@MaxGuilhermeOfc) May 30, 2022
O presidente também anunciou que as Forças Armadas irão colaborar nos trabalhos de resgate. O governo prometeu R$ 500 milhões de ajuda em verbas para as vítimas do desastre.
“Tudo que nós pudermos fazer e entregar diretamente aos interessados, sem passar por governadores e prefeitos, nós faremos”, declarou o chefe do Executivo, em coletiva.
Essa mensagem do presidente Putin, é claro, é muito bem recebida aqui. Solidariedade é positiva, sempre. Putin está “fazendo política”? Todo político faz política, é próprio dessa categoria de “profissionais”.
Sobre a guerra: como sempre escrevo aqui, os dois lados dessa guerra no Leste da Europa estão errados, mas a Ucrânia mais errada ainda. Explico: os ucranianos, principalmente sob a milícia neonazista, atacam cidadãos russos na fronteira com a Rússia ( e que querem independência da Ucrânia ), desde 2014, logo, a “invasão”, como ama dizer a mídia mundial, pelos russos, não foi sem motivo. Se a ONU, UE, quisessem, teriam evitado essa guerra, mas era do interesse de muitos, que ela existisse. Se o sr. Soros é contra a Rússia, todos têm um forte motivo para pensar melhor.