A apuração dos votos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos deve se estender além da noite de votação, nesta terça-feira, 5, com resultados finais que podem levar dias. A apuração não é centralizada, e, mesmo em Estados onde a contagem é rápida, a disputa acirrada pode atrasar a projeção do vencedor.
Em 2020, muitos eleitores optaram pelo voto por correio por causa da pandemia, o que retardou o processo. Embora a votação por correio tenha diminuído em alguns Estados, o tempo necessário para contar essas cédulas é ainda maior.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os Estados decisivos, como Geórgia, Carolina do Norte, Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Arizona e Nevada, apresentam diferentes dinâmicas de contagem, cada um com as próprias regras e prazos.
Na Geórgia, a maioria vota antecipadamente e presencialmente, o que permite uma apuração mais rápida, mas cédulas postais podem atrasar. Em 2020, foram necessárias semanas para declarar a vitória de Joe Biden por causa da auditoria manual.
Na Carolina do Norte, 98% dos votos são contados até a meia-noite do dia da eleição. Novas regras exigem que os votos postais sejam entregues no dia da eleição. Em 2020, havia um prazo maior para a entrega.
Apuração das eleições dos Estados Unidos pode ter mudança ao longo dos dias
A Pensilvânia pode demorar para concluir a contagem, pois as cédulas postais só são processadas no dia da eleição. Em 2020, houve uma mudança nos resultados por causa dos votos postais, que favoreceram os democratas.
Michigan implementou reformas para acelerar a contagem, mas nem todos os condados adotaram as novas regras. Em 2020, a contagem dos votos postais também alterou a liderança inicial do ex-presidente Donald Trump.
Já em Wisconsin, a contagem é contínua durante a noite, com resultados completos esperados na manhã seguinte. Em 2020, a contagem dos votos de Milwaukee inverteu a vantagem inicial de Trump.
No Arizona, a contagem pode se estender por vários dias por causa do alto volume de votos por correio. Em 2020, Biden foi declarado vencedor ainda na noite da eleição, embora muitas cédulas ainda precisassem ser contadas.
Nevada enfrenta atrasos semelhantes, pois metade dos eleitores vota por correio. As cédulas podem chegar até 9 de novembro, e os eleitores têm até 12 de novembro para corrigir erros. Em 2020, foram necessários quatro dias para declarar Biden vencedor.