O Exército de Israel resgatou, nesta terça-feira, 27, um refém do grupo terrorista Hamas no sul da Faixa de Gaza. A ação ocorreu depois de uma “operação complexa”, segundo os militares israelenses.
Kaid Farhan Al-Qadi, um beduíno israelense de 52 anos, havia sido sequestrado durante os ataques de 7 de outubro em Israel. De acordo com as autoridades do país, o estado de saúde dele é estável.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Ele está em condição médica estável e está sendo transferido para exames médicos em um hospital”, diz o comunicado do Exército. “Sua família foi atualizada com os detalhes e as IDF [Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês] os estão acompanhando.”
Today, the IDF and ISA rescued the hostage Qaid Farhan Alkadi, aged 52, from Rahat, who was abducted by the Hamas terrorist organization into Gaza on October 7.
— Israel Defense Forces (@IDF) August 27, 2024
He is in a stable medical condition and is being transferred for medical checks at a hospital. His family has been… pic.twitter.com/lGBKa3aaaO
Fórum de reféns do Hamas comemorou resgate de Al-Qadi
O Fórum de Famílias de Reféns, que faz campanha pela libertação das vítimas sequestradas pelo Hamas em Gaza, comemorou o retorno de Al-Qadi para Israel.
Leia também: “Irã diz que retaliação por morte de líder do Hamas vai ser ‘definitiva e calculada’ contra Israel”
“O retorno de Kaid para casa é nada menos que milagroso”, disse o grupo. “No entanto, devemos lembrar: as operações militares por si só não podem libertar os restantes 108 reféns, que sofreram 326 dias de abusos e terror.”
Al-Qadi é do sul de Rahat e é pai de 11 filhos. Ele foi sequestrado enquanto trabalhava como segurança na fábrica de embalagens do Kibbutz Magen.
Leia também: “EXCLUSIVO: brasileiro que sobreviveu a ataque do Hamas se torna embaixador pela paz”