O Reino Unido concluiu neste sábado, 28, a operação de retirada de cidadãos britânicos do Afeganistão, informou o embaixador Laurie Bristow. “O ataque de quinta-feira [26] foi um lembrete das condições difíceis e perigosas em que a operação foi realizada”, observou em publicação no Twitter.
Nearly 15,000 British nationals, Afghan staff and others at risk have been evacuated from Kabul since Operation Pitting began – our commitment to the people of Afghanistan will endure. pic.twitter.com/zUQ52ps1cE
— Laurie Bristow (@laurie_bristow) August 28, 2021
O Exército de Londres transportou cerca de 14 mil civis nas últimas duas semanas. Agora, todos os voos britânicos saindo de Cabul, a capitão afegã, levarão militares e funcionários diplomáticos.
Talibã no Aeroporto Internacional de Cabul
Enquanto as tropas estrangeiras deixam o Afeganistão, a população local enfrenta dificuldades para acessar o Aeroporto Hamid Karzai. Conforme noticiou Oeste, os talibãs tentam controlar a circulação de pessoas nas proximidades do aeródromo. A estrada em direção ao local já foi fechada pelo grupo fundamentalista islâmico.
“Estamos impedindo os afegãos de frequentar o Aeroporto Internacional de Cabul porque há o risco de perderem a vida por causa da multidão, visto que os norte-americanos estão atirando quando há confusão”, disse um dos porta-vozes do grupo, Zabihullah Mujahid. “Queremos que os afegãos fiquem seguros.”
Leia mais: “A tragédia do Afeganistão envergonha o Ocidente”, artigo de Tim Black, da Spiked, publicado na Edição 73 da Revista Oeste