Depois de meses de negociação, o anúncio foi feito faltando sete dias para o fim do prazo
O Reino Unido e a União Europeia fecharam nesta quinta-feira, 24, um acordo comercial para regular as relações entre eles após a saída do país do bloco. O anúncio ocorre a sete dias do fim do prazo.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, bateram o martelo depois de meses de negociações.
Leia mais: “Vacina da Oxford: Anvisa certifica fábrica de insumos”
“O negócio está fechado”, escreveu Johnson no Twitter. Em comunicado, o governo inglês informou que o país retomou o controle do seu dinheiro, das fronteiras, das leis, do comércio e das águas de pesca.
“Fizemos o Brexit e agora podemos aproveitar ao máximo as oportunidades fantásticas disponíveis para nós como uma nação comercial independente, fechando acordos comerciais com outros parceiros em todo o mundo”, garante o documento oficial.
Von der Leyen declarou que o momento marca o fim de uma longa viagem e que o acordo vai dar “bases sólidas” a uma nova relação. “Podemos finalmente deixar o Brexit para trás, a Europa continua a avançar”, assegurou ela.
O acordo entrará em vigor em 1º de janeiro, garantindo o comércio livre de tarifas para a maioria dos produtos e criando uma plataforma para cooperação futura em questões como combate ao crime, energia e compartilhamento de dados.
Italexit já.