Reino Unido e União Europeia fecham acordo pós-Brexit

Depois de meses de negociação, o anúncio foi feito faltando sete dias para o fim do prazo
-Publicidade-

Depois de meses de negociação, o anúncio foi feito faltando sete dias para o fim do prazo

Boris Johnson
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, comemora acordo | Foto: Andrew Parsons / No 10 Downing Street
-Publicidade-

O Reino Unido e a União Europeia fecharam nesta quinta-feira, 24, um acordo comercial para regular as relações entre eles após a saída do país do bloco. O anúncio ocorre a sete dias do fim do prazo.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, bateram o martelo depois de meses de negociações.

Leia mais: “Vacina da Oxford: Anvisa certifica fábrica de insumos”

“O negócio está fechado”, escreveu Johnson no Twitter. Em comunicado, o governo inglês informou que o país retomou o controle do seu dinheiro, das fronteiras, das leis, do comércio e das águas de pesca.

“Fizemos o Brexit e agora podemos aproveitar ao máximo as oportunidades fantásticas disponíveis para nós como uma nação comercial independente, fechando acordos comerciais com outros parceiros em todo o mundo”, garante o documento oficial.

Boris Johnson
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson e presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen | Foto: Andrew Parsons / No 10 Downing Street

Von der Leyen declarou que o momento marca o fim de uma longa viagem e que o acordo vai dar “bases sólidas” a uma nova relação. “Podemos finalmente deixar o Brexit para trás, a Europa continua a avançar”, assegurou ela.

O acordo entrará em vigor em 1º de janeiro, garantindo o comércio livre de tarifas para a maioria dos produtos e criando uma plataforma para cooperação futura em questões como combate ao crime, energia e compartilhamento de dados.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site