Autoridades do Reino Unido elevaram o nível de ameaça de terrorismo para a Irlanda do Norte. O grau foi de “substancial” para “severo”, o que significa que um ataque é muito provável, anunciou na terça-feira 28, o secretário de Estado britânico, Chris Heaton-Harris.
A decisão de alterar o nível de ameaça foi tomada pelo Serviço de Segurança do Reino Unido, o MI5. A mudança é a primeira em 12 anos, indicando que riscos de ataques passaram de “prováveis” para “muito prováveis”.
O secretário de Estado britânico disse que a medida seguiu um aumento nas “atividades de terrorismo relacionadas à Irlanda do Norte”, incluindo a tentativa de assassinato de um policial no mês passado. Embora o público deva “permanecer vigilante”, não deve ficar alarmado, disse ele.
“O futuro político da Irlanda do Norte depende da vontade democrática do povo, e não das ações violentas de alguns. Juntos, garantiremos que não haja retorno à violência do passado”, acrescentou Heaton-Harris.
O alerta ocorre às vésperas dos 25 anos do Acordo da Sexta-Feira Santa, em 10 de abril, que colocou fim ao conflito entre norte-irlandeses, favoráveis à permanência no Reino Unido, e os defensores da unificação das Irlandas.
Há dois excelentes filmes envolvendo o grupo terrorista Irlandês IRA: “Jogos Patrióticos” (1992), com Harrison Ford, e “Domingo Sangrento” (2001), de Paul Greengrass (o mesmo de “Supremacia Bourne”, “Ultimato Bourne” e “Vôo 93”).
Espero que nunca mais o terrorismo vivido na Irlanda volte. Foi um massacre de gente inocente.