A partir do dia 22 de novembro, os brasileiros vacinados com a CoronaVac poderão entrar no país sem a necessidade de quarentena. A novidade foi anunciada pelo governo britânico na segunda-feira 8.
Desde o dia 11 de outubro, os turistas brasileiros estavam liberados para viajar ao país, desde que tivessem totalmente imunizados contra a covid-19 com as vacinas de Oxford/AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Moderna.
A CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, entrou na lista de imunizantes permitidos pelas autoridades britânicas. A atualização incluiu três laboratórios credenciados pela Organização Mundial da Saúde: os chineses Sinovac e Sinopharm, e o indiano Covaxin.
Assim como já acontece com os demais viajantes, quem tomou a vacina chinesa precisa comprovar que completou a imunização há pelo menos 14 dias do embarque. O certificado em inglês, gerado pelo aplicativo ConecteSUS, é aceito pelas autoridades de imigração britânica.
Apesar de não ser aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos, a CoronaVac vem sendo aceita em diversos países do continente, como Espanha, Finlândia e Suíça.
Desespero de uma economia quebrada pelo lockdown e pelo Brexit. Ah. Também pela…