O governo do Reino Unido anunciou a suspensão das medidas restritivas contra o novo coronavírus. A nova determinação, válida a partir desta segunda-feira, 19, desobriga o uso de máscara pela população e permite aos estabelecimentos receber quantidade ilimitada de clientes, sem limitações.
A decisão seria implementada há quatro semanas, mas o governo britânico optou por ampliar o número de pessoas vacinadas. Durante esse período, 8 milhões de cidadãos foram vacinados contra a covid-19. Mais de dois terços dos adultos no país estão completamente imunizados.
Novas diretrizes
As medidas restritivas serão substituídas por simples orientações, sem caráter obrigatório. Com isso, os indivíduos poderão decidir, por si, a maneira como devem proteger-se do novo coronavírus.
Contudo, o governo ainda manterá o sistema de testagem, rastreio de contato e isolamento para infectados. Até 16 de agosto, as pessoas que tiveram contato com alguém contaminado pela doença precisarão manter o isolamento social. Após a data, quem estiver completamente imunizado fica livre da medida.
O controle da entrada de viajantes na fronteira da nação insular, por sua vez, permanece com as regras atuais, incluindo as medidas de quarentena.
Os dados epidemiológicos serão monitorados, e medidas de contingência podem vir a ser adotadas em caso de necessidade.
Leia também: “A vida como ela é em tempos de coronavírus”, reportagem de Branca Nunes publicada na Edição 57 da Revista Oeste