Uma barca recém atracada em Portland, ilha a sudoeste da Inglaterra, vai receber refugiados que pediram asilo político ao Reino Unido. Ela deve permanecer no lugar por cerca de 18 meses.
Batizada como Bibby Stockholm, a barca tem capacidade para abrigar 500 refugiados políticos no Reino Unido. Entre outras funções, atualmente Portland é conhecida por abrigar instalações das Forças Armadas e do serviço penitenciário dos Reino Unido. A ilha pertence a município inglês de Dorset.
O conselho municipal de Dorset receberá por volta de 14 milhões de libras por causa da embarcação. De acordo com a BBC, esse cálculo é baseado na estimativa de cerca de R$ 28 mil por leito. Além disso, outros R$ 3 milhões serão usados para manter os serviços na Laura Beddow.
Barca de refugiados causa polêmica
“Estamos em uma posição em que temos serviços legais que devemos fornecer”, disse a conselheira Laura Beddow. “Ainda assim, ela admite a existência de preocupações do conselho quanto a escolha de Portland para abrigar a embarcação.
Charles Richards, 78 anos, é do moradores da ilha contra a decisão. “Eles acham que Portland é um lixo”, disse ele sobre a medida.
“As empresas de pedra exploraram a terra e cavaram grandes buracos nela”, relatou. O Ministério da Defesa explorou para fazer fortificações e bases navais. O governo aproveitou para instalar duas prisões. Durante anos eles fizeram o que quiseram conosco.”
As pedras da Ilha são formosas por seu amplo uso na arquitetura inglesa. No mesmo solo onde estão as jazidas que deram origem à pedras usadas no Palácio de Buckingham e a Catedral de San Pablo, existe, por exemplo, a prisão The Verne. Nela, estão 580 presos sexuais.
Também uma outra prisão que abriga mais 500 detentos. Por anos, a ilha escolhida para a barca onde ficarão os refugiados que pedirem asilo político ao Reino Unido também serviu para ancorar o navio-prisão “HMP Weare”, uma “medida temporária” tomada para aliviar a superlotação,. Ele ficou ali funcionou por oito anos.
Muitos desses, produzidos pela própria Grande Ilha. Um preço de longo prazo…