O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, anunciou nesta segunda-feira, 17, que a ilha fornecerá armamento para a Ucrânia. De acordo com o chefe da pasta, a intenção do governo britânico é melhorar a capacidade defensiva de Kiev. “Isso não significa uma ameaça à Rússia”, declarou.
Em 2021, Reino Unido e Ucrânia firmaram um acordo de colaboração militar que envolve, entre outros pontos, programas de treinamento e construção de embarcações armadas. Segundo Wallace, representantes britânicos viajarão para Kiev a fim de encomendar novas armas e realizar treinamentos.
O ministro britânico disse ainda que convidou o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, para visitar Londres nas próximas semanas. “Manifestamos nosso desejo de utilizar contratos bilaterais para promover um diálogo construtivo e de boa-fé sobre a tensão na fronteira com a Ucrânia”, afirmou.
Wallace ressaltou, no entanto, que eventual ação desestabilizadora da Rússia no território ucraniano será um erro estratégico e trará consequências significativas. “Há um pacote de sanções internacionais preparado para assegurar que o governo russo seja punido caso ultrapasse a linha”, alertou.
À beira da guerra
Conforme noticiou Oeste, o impasse nas negociações entre Estados Unidos e Rússia sobre a situação geopolítica da Ucrânia deixou a Europa à beira de um conflito bélico. As saídas diplomáticas estão se esgotando, e a possibilidade de uma guerra não está descartada. Clique aqui para ler a reportagem completa
Isso!