O papa Francisco revelou em entrevista divulgada neste domingo, 18, pelo canal espanhol ABC, que já entregou sua carta de renúncia em caso de impossibilidade de exercer suas funções como pontífice.
Interpelado sobre qual seria sua atitude em caso de ser acometido por uma doença que limite sua capacidade de cumprir suas tarefas, Francisco respondeu: “Já assinei minha renúncia. O Secretário de Estado na época era Tarcísio Bertone. Eu assinei e disse: ‘Se eu ficar incapacitado por razões médicas ou qualquer outra coisa, aqui está minha renúncia’”.
A carta foi escrita há muitos anos e foi entregue a Tarcísio Bertone, que renunciou ao cargo em 2013. “Não sei a quem o cardeal Bertone entregou essa carta, mas eu a entreguei a ele quando ele era secretário de Estado”, disse Francisco.
A existência de uma carta com esse conteúdo não havia sido mencionada publicamente. Outros pontífices como Paulo VI e Pio XII também escreveram cartas de renúncia em caso de invalidez permanente.
Aos 86 anos, Francisco, não apresenta nenhum problema de saúde que demande cuidados especiais. Seu joelho direito, no entanto, gera desconfortos crônicos que limitam sua locomoção ou tempo que pode passar em pé.
Em julho deste ano, ele cancelou uma viagem que faria à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul para descansar o joelho que estava inflamado.
A renúncia papal não é comum, antes de Bento XVI, predecessor de Francisco, que abriu mão do cargo, o último Papa que havia renunciado era Gregório XII, em 1415, para findar uma guerra civil dentro da igreja.
Outros procedimentos
Ainda em 2021, o Papa Francisco precisou passar por um procedimento de retirada de uma parte do cólon em decorrência de uma diverticulite. Não houve maiores complicações no procedimento e em sua recuperação.
Só apresenta problemas mentais, triste decadência.
Não fará falta alguma para o verdadeiro cristão.Esse comunista ver os cristãos perseguidos mundo a fora e uma palavra sequer para frgendê- Los ,papa comunista miserável.
Renuncia pelo amor de Deus, a igreja católica está desmoronando graças a esse papa comunista.
Esse estúpido só me fez ter a certeza de que a igreja é somente mais um instrumento de doutrinação. Agora ainda vem dizer que o maior ladrão da história foi na verdade vítima. Devia ficar como ficou em relação à perseguição de cristãos na Nicarágua e à legalização do aborto em seu país, ou seja, calado.
Quando vejo esse idiota e o bispo de Aparecida tecendo suas bobagens só sinto nojo.
Não representa os catolicos brasileiros verdadeiros mas somente aqueles que acham os bispos da CNBB uns santos todos vermelhos incluindo o Arcebispo de Aparecida . Por mim quanto antes aposentar melhor , saudade do João Paulo
Tchau querida. O inferno te aguarda.
E mais: a cara do Chicão só tem uma vantagem – é idêntica ao “Magro” da dupla “Gordo e o Magro”. Mas, ao contrário do “Magro”, o Chicão é o exemplo da sem gracice.
Que o representante da esquerda , da tal “Teologia da Libertação” se mande. Já vai tarde. Não é, nunca foi concessionário autorizado de Deus. Não é o intermediador de porra nenhuma é apenas um presidente de multinacional que vende um produto repleto de reclamações do consumidor chamado “fé”. Seu significado só tem relevância no paiseco chamado Vaticano que nasceu tendo o Mussolini na pia batismal. Quem tem fé em Jesus , não precisa de intermediários milionários com crucifixos de prata , chapelões e anéis. Pode se mandar levando seus abraços ao Maduro, a cartinha ao molusco marítimo brasileiro e outros ditadores. Sua ausência será uma higienização espiritual pro mundo. Hasta la vista Chicão.
E aí Chicão?
Uma enxada afiada e um lote pra carpir você não quer né?
Lógico que não tem doença nenhuma! Nunca trabalhou!
Lamentável mas o Xico fez os verdadeiros cristãos ter saudade do Ratzinger.
Não fará falta nenhuma, já vai tarde demais
Papa vagal…
Conheço uma qdade enorme de “Chicos”, mas só esse é destituido de caráter.
Como a covid, dizimou só nos últimos 4 anos, 1/4 da população católica do Brasil.
E nunca mais recuperam este rebanho – gado certamente, para ele e a globolixo pelo menos.
Já vai tarde.
o problema do Francisco é ser um esquerdista convicto. para ele como a constituição para nossos membros do STF a Bíblia é um detalhe que pode ser usada como ele quer.
Anti Cristo, Comunista.
O Vaticano está envolvida no golpe que está sendo dado no Brasil hoje.
Eu confio e admiro muito o pontifíce papa Francisco, tem o meu e nossos respeito, por ser o santo Papa, a maior santidade da Igreja Católica em todo mundo, é o argentino, Papa Francisco.
Este papa infeliz que vá cuidar da igreja dele que não vai bem
Anti Cristo, Comunista.
É difícil entende um líder religioso ser esquerdista, segundo o catolicismo ele é Ministro de Deus por tanto irá para o céu, e nós que professamos a democracia, o direito de ir e vir, sabemos que o capitalismo gera empregos e progresso para o País, vamos para o inferno. Algo não bate com a crença deste Papa.
Depois das declarações sobre o LL (lula….) deveria renunciar por problemas mentais, ou, a renuncia é valida sòmente por problemas físicos?
Nunca se confiou nesse papa que nunca foi Papa…
O Francisco não tem nenhum problema de saúde. A única doença dele é de caráter.
Comunista