Principal opositor do governo de Vladimir Putin na Rússia, Alexei Navalny afirmou nesta segunda-feira, 29, que pode ser levado a um “calabouço disciplinar”, no qual seria torturado. Ele está detido desde janeiro deste ano em uma colônia penal nos arredores de Moscou.
Navalny foi condenado a dois anos e oito meses de prisão por supostamente violar os termos de uma condicional relacionada a uma condenação por fraude. Em uma mensagem publicada nas redes sociais, ele revelou ter recebido seis “advertências” em duas semanas.
Leia mais: “Opositor de Putin, Alexei Navalny tem saúde debilitada na prisão”
“Nas prisões russas, há duas formas principais de sanções: a advertência e a internação em um calabouço disciplinar”, escreveu o líder opositor. “E, com apenas duas advertências, eles podem mandar qualquer pessoa para lá. Não é nada confortável: as condições de prisão lá são próximas à tortura.”
No ano passado, Navalny foi vítima de um envenenamento. Ele acusa o governo russo de estar por trás da tentativa de assassinato — o que o Kremilin, evidentemente, nega.
Tinha de acontecer um resgate como nos filmes do 007. Putin é um assassino, mentiroso e ladrão. Sabemos do Palácio que ele construiu com dinheiro público (que ele nega).