A Nasa divulgou imagens do antigo leito de um rio em Marte, com características terrestres. A descoberta foi anunciada pelo portal da agência espacial, em 11 de maio.
Segundo a Nasa, o rover Perseverance constatou que o rio era o mais profundo e o mais rápido do planeta. “Ele fazia parte de uma rede de vias aquáticas que fluíam para a cratera Jezero, a área que o rover tem explorado desde o seu pouso, há mais de dois anos”, disseram os astrônomos da Nasa.
De acordo com os pesquisadores, essas imagens evidenciam a existência de um sistema fluvial mais poderoso do que os “riachos relativamente rasos”, previamente descobertos em Marte.
Características do rio em Marte
O cientista que opera o Perseverance deu mais detalhes sobre a descoberta. “Quanto mais poderoso o fluxo de água, mais facilmente ele é capaz de mover pedaços maiores de material”, explicou o pesquisador, ao mencionar que o achado pode ajudar a compreender a dinâmica da água em Marte. “Tem sido um prazer olhar para rochas em outro planeta e ver processos que são tão familiares.”
Em fevereiro de 2021, o Perseverance aterrissou em Marte para uma missão de coleta de amostras de rochas, além de registrar evidências de vidas do passado, e potencialmente presentes no planeta.
Talvez, explorando as entranhas de Marte, encontrem-se vestígios de uma civilização antiquíssima. Seria fascinante.