A Rússia atacou neste sábado, 29, mais um terminal de grãos na Ucrânia. A ofensiva das forças russas mirou a cidade de Kherson, no sul do país.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu aumentar as defesas aéreas ao redor do porto e da costa sul, mas os recursos de Kiev são escassos. O ataque levanta dúvidas sobre a capacidade de Kiev de enviar grãos para o mundo.
O novo ataque, um dos 29 contra Kherson nas últimas 24 horas, atingiu um terminal de grãos no distrito de Beryslav, segundo militares ucranianos. Pelo menos quatro civis ficaram feridos no total, em ataques com morteiros, artilharia, tanques e aeronaves.
Alerta: infraestrutura crítica nos portos da Ucrânia
A Ucrânia está cobrando de seus aliados ocidentais que acelerem a entrega de mais sistemas de defesa aérea.
O país de Zelensky alerta que o bombardeio contínuo por parte de Moscou pode deixar a Ucrânia sem a infraestrutura necessária para transportar grãos, mesmo que as rotas marítimas do Mar Negro aumentem.
Leia mais: Guerra no mar: Ucrânia anuncia bloqueio de navios no Mar Negro
Moscou atingiu portos ucranianos quase diariamente desde que desistiu de um acordo, na semana passada, que permitia à Ucrânia embarcar seus grãos apesar da guerra.
“Em dois ou três meses, podemos não ter mais um único porto, disse Natalia Humeniuk, porta-voz do comando militar sul ucraniano. “Eles querem dominar o Mar Negro. Eles querem ter o monopólio dos grãos.”
Neste sábado, Humeniuk disse que a Ucrânia havia tomado medidas para proteger melhor os portos, mas alertou que a Rússia pode mais uma vez mudar suas táticas antes de atacar novamente.
Leia também: Rússia ameaça atacar navios que forem à Ucrânia