Um tribunal na Rússia considerou culpada a jogadora de basquete dos EUA Brittney Griner por tráfico de drogas nesta quinta-feira, 4. A atleta foi sentenciada a nove anos de prisão, além de precisar pagar uma multa de 1 milhão de Rublos (cerca de R$ 85 mil).
Bicampeã olímpica e estrela da WNBA, a liga profissional de basquete feminino, Griner está detida desde 17 de fevereiro. A atleta foi presa quando agentes do aeroporto de Moscou encontraram na sua bagagem um frasco de óleo de cannabis, considerada uma substância terapêutica, mas classificada como ilegal na Rússia.
De acordo com Brittney Griner, a maconha medicinal seria usada para tratar lesões causadas pela prática do esporte. Depois do veredito final, a defesa disse que vai recorrer na Justiça. “Como advogados, nós acreditamos que a Corte deve ser justa com todos, independentemente da nacionalidade. A Corte ignorou completamente todas as evidências da defesa e, o mais importante, a declaração de culpa”, afirmou.
Solidariedade nos EUA
O caso da jogadora de basquete ganhou espaço e dividiu a opinião pública norte-americana. O presidente dos EUA, Joe Biden, se manifestou logo depois da sentença, a qual ele considerou “inaceitável”. Biden também pediu para que a Rússia a libere imediatamente.
“Hoje, a cidadã americana Brittney Griner recebeu uma sentença de prisão que é mais um lembrete do que o mundo já sabia: a Rússia está detendo Brittney injustamente”, disse Joe Biden em comunicado. “Minha administração vai continuar trabalhando incansavelmente e buscar todas as possibilidades para trazer Brittney e Paul Whelan (americano preso em 2018 sob a acusação de espionagem) para casa em segurança o mais breve possível.”
O movimento em defesa de Griner reclama que a atleta não tem tido pleno contato com o serviço consular dos Estados Unidos em Moscou, capital da Rússia, desde que foi presa. Familiares e amigos temem pelo tratamento oferecido à jogadora em um momento em que as relações diplomáticas entre os dois países estão estremecidas, em razão da ação militar russa na Ucrânia.
Nas redes sociais, a mulher da jogadora, Cherelle Griner externou sua aflição pelo caso. “Meu coração, nossos corações, estão perdendo batidas todos os dias que passam. Sinto falta da sua voz, sinto falta da sua presença”, escreveu.
Isso daí é mesmo mulher? Tenho minhas dúvidas, nem seios isso daí tem e tem rosto grosseiro de macho.
Prisão injusta e inaceitável. Provavelmente um reflexo da relação Biden-Rússia. Sou totalmente contra a maconha e qualquer outra droga ilegal para fins “recreativos”, mas a ação de determinados compostos da planta para uso medicinal é inegável.
Essa se lascou de vermelho e azul.
Isto é mais uma evidência da decadência dos EUA no cenário mundial.
Retaliação do Putin contra o Biden.
É a cara do Ronaldinho Gaúcho .
Sugiro a Esposa dela ir para a Rússia com a mala cheia desse bagulho e tentar resgatar a amada.
Comentário maldoso e desnecessário,demonstra toda a ignorância sobre os efeitos deste remédio e seus benefícios. Só quem tem familiares com problemas e utiliza este remédio ,que sabe da importância . Oro para que vc e sua família não tenham necessidade de usá-lo