A Rússia anunciou que fará na sexta-feira 30 a anexação dos territórios ucranianos ocupados à Federação Russa. A informação foi confirmada hoje pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Segundo ele, a o Kremlin sediará a cerimônia onde serão assinados os acordos. A previsão é que o evento seja realizado às 15h (9h no horário de Brasília). O presidente Vladimir Putin fará um discurso e se reunirá com líderes apoiados pela Rússia das quatro regiões ocupadas depois da cerimônia, acrescentou.
Acordos serão assinados “com todos os quatro territórios que realizaram referendos e fizeram pedidos correspondentes ao lado russo”, disse Peskov.
Leia mais: “Putin, a mãe Rússia e o Ocidente”, texto publicado na edição 102 da Revista Oeste
Os referendos realizados pela Rússia
O governo russo anunciou na terça-feira 27 que 96% das pessoas que votaram no referendo escolheram a anexação à Rússia. A votação ocorreu desde a sexta-feira 23 em quatro regiões da Ucrânia: Donetsk e Luhansk, no leste, e Zaporizhzhia e Kherson, no sul.
Os votos foram vistos pelo Ocidente como ilegais e ilegítimos. A decisão de Putin de incorporar as regiões significa que Moscou anexará vastas áreas da Ucrânia, representando cerca de 15% do território total da Ucrânia.
Na semana passada, Putin declarou que estava disposto a usar armas nucleares para defender a “integridade territorial” russa.
E o queridinho da imprensa internacional e da UE / OTAN continua esperando uma negociação com a Rússia.