O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira,15, que, se os Estados Unidos decidirem fornecer à Ucrânia mísseis de longo alcance para sistemas Himars, o país cruzará uma “linha vermelha” e se tornará “parte no conflito”, iniciado em 24 de fevereiro pela invasão russa no país vizinho.
Em um comunicado, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, acrescentou que a Rússia “se reserva o direito de defender seu território”. “Se Washington decidir fornecer mísseis de longo alcance para Kiev, estará cruzando uma linha vermelha e se tornará uma parte direta do conflito”, declarou a porta-voz.
Os EUA forneceram à Ucrânia, em junho, foguetes avançados, os GMLRS, que podem atingir alvos a aproximadamente 90 quilômetros de distância, mas até agora não houve qualquer anúncio público de envio de foguetes com mais que o dobro desse alcance – os Atacms, que têm alcance de 300 quilômetros.
Os EUA começaram a enviar o sistema Himars para a Ucrânia há três meses, quando a Rússia avançava por Donbass e Lugansk numa ofensiva de artilharia pesada. A promessa é enviar 16 sistemas GMLRS. Os EUA não forneceram Atacms à Ucrânia, temendo que fossem usados para atacar a Rússia, o que seria visto pelo governo de Vladimir Putin como uma escalada do envolvimento americano no conflito.
Desde junho, o Himars tornou-se uma ferramenta valiosa para os militares da Ucrânia, que dizem ter realizado dezenas de ataques a alvos russos, incluindo sistemas de defesa aérea e depósitos de munições. O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, em 9 de julho, disse em seu perfil no Twitter que os “Himars já fizeram uma enorme diferença no campo de batalha”.
HIMARS have already made a HUUUGE difference on the battlefield. More of them as well as 🇺🇸 ammo & equipment will increase our strength and help to demilitarize the terrorist state. I highly appreciate the efforts of the @POTUS & @SecDef to support Ukraine's struggle for freedom! pic.twitter.com/4jsn2hSD6e
— Oleksii Reznikov (@oleksiireznikov) July 9, 2022
O que é o sistema Himars
O Himars é um lançador de mísseis múltiplo montado num caminhão fabricado pela Lockheed Martin, de acordo com o portal alemão DW. Esse equipamento começou a ser produzido na década de 1990 e foi usado pela primeira vez pelos militares dos EUA em meados dos anos 2000.
O lançador pode ser montado com seis mísseis de médio alcance GMLRS guiados por GPS, que são foguetes com alcance de 92 quilômetros, ou um míssil guiado de longo alcance terra-superfície Atacms, com alcance de 300 quilômetros. O Himars é tripulado por três pessoas e leva cinco minutos para recarregar. Custa cerca de US$ 5 milhões por unidade.
Poucos países além dos EUA e Ucrânia tem o sistema Himars: Romênia, Singapura, Emirados Árabes, Jordânia As vendas foram aprovadas para a Polônia e Taiwan, e em julho a Estônia confirmou que compraria até seis sistemas.
Se os EUA enviarem uma pequena amostra de, digamos, umas mil unidades do Atacms a Rússia vai rir… Hahaha.
Se meu pai é um Putin.
Se minha mãe casou com o meu pai e adquiriu o sobrenome Putin.
Posso dizer que sou filho da Putin ?
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
O presidente Bolsonaro fez a melhor diplomacia ao proteger nossa agricultura com os adubos russos. Lula sequer conseguiria imaginar negociar sem truques nem sujeira com a Rússia.
É Bolsonaro no primeiro turno! 🇧🇷