Rússia inclui Alexei Navalny em lista de terroristas

Com isso, as contas bancárias do ativista serão congeladas
-Publicidade-
Alexei Navalny segue sendo perseguido por Putin
Alexei Navalny segue sendo perseguido por Putin | Alexei Navalny segue sendo perseguido por Putin

O Serviço Federal de Monitoramento Financeiro da Rússia (Rosfinmonitoring) incluiu nesta terça-feira, 25, o líder oposicionista Alexei Navalny e seus principais aliados numa lista de terroristas. Lyubov Sobol e Lilia Chanysheva, ex-chefes de gabinete do opositor, também estão inseridos no documento. Com isso, as contas bancárias dos desafetos do Kremlin serão congeladas.

A medida foi adotada um ano após a prisão de Navalny, que desencadeou uma onda de protestos no país. O ativista foi detido ao retornar da Alemanha, onde havia passado cinco meses se recuperando de um envenenamento. Ele culpa o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pelo ocorrido.

A prisão de Navalny aprofundou o desgaste nas relações de Moscou com a União Europeia (UE), especialmente com a Alemanha. O país se prontificou a recebê-lo depois do envenenamento, em agosto de 2020.

-Publicidade-

A Comissão Europeia condenou a inclusão de Navalny e seus aliados na lista. “Estamos conscientes de que a Rússia continua a reprimir a sociedade civil e as vozes críticas”, declarou.

O opositor de Putin foi condenado a dois anos e meio de prisão por supostamente violar as condições de sua liberdade condicional.

A vida na prisão

Alexei Navalny tem contato diário com os advogados, mas sua vida é perturbada pelas autoridades carcerárias. O objetivo dos agentes penitenciários é abalá-lo psicologicamente. Reportagem publicada em Oeste mostra, em detalhes, sua luta pela sobrevivência. Clique aqui para saber mais.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.