A batalha que pode decidir o rumo da guerra na Ucrânia começou nesta terça-feira, 19, segundo o governo em Kiev.
“Podemos afirmar que as forças russas começaram a batalha por Donbass, para a qual estão se preparando há um bom tempo”, disse o presidente Volodymyr Zelensky.
Donbass é o nome da região de maioria russófona do leste da Ucrânia, em poder parcial de separatistas pró-Moscou desde 2014 e um dos motivos colocados por Vladimir Putin para iniciar sua guerra há quase dois meses.
Uma “parte muito grande de todo o Exército russo está agora focada nesta ofensiva”, disse Zelensky, num discurso em vídeo durante a noite de ontem. “Não importa quantas tropas russas eles enviem para lá, nós vamos lutar. Vamos nos defender.”
O Estado-Maior da Ucrânia informou que as forças russas pretendem estabelecer controle total sobre as regiões de Donetsk, Luhansk e Kherson, enquanto intensificam os ataques com mísseis no oeste da Ucrânia.
Oleh Sinegubov, governador da província de Kharkiv, ao norte de Donbass, disse que cinco pessoas morreram e 17 ficaram feridas nas últimas 24 horas por bombardeios e mísseis graduados.
Nuevo raid de la Fuerza Aérea rusa sobre #Donbass pic.twitter.com/a92Wd85qdj
— Christian Flair (@Chrstian_Flair) April 19, 2022
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse hoje que Moscou está iniciando uma nova etapa do que chama de “operação militar especial” na Ucrânia, que ele previu ser um desenvolvimento significativo.
“Mais uma etapa dessa operação no leste da Ucrânia está começando e tenho certeza que este será um momento muito importante de toda essa operação”, disse Lavrov, ao canal de televisão India Today.
Essa ofensiva é apenas para arrematar a ocupação russa na bacia do rio Don (Donbass). Não sei se a Ucrânia vai estar de acordo em perder esses territórios que representam a maior parte de seu PIB (é como se fosse o Brasil perder o Sul/Sudeste). Então eu acho que isso daí vai continuar por muito tempo.