O governo do presidente Vladimir Putin iniciou referendos sobre a anexação de regiões da Ucrânia controladas, total ou parcialmente, pela Rússia desde o início da invasão.
A votação começou às 5 horas (horário local) desta sexta-feira, 23, e deve durar até 27 de setembro, nas regiões separatistas pró-Rússia de Donetsk e Lugansk (leste) e nas áreas ocupadas em Kherson e Zaporíjia (sul).
Nas regiões orientais de Donetsk e Lugansk, reconhecidas como nações independentes por Moscou pouco antes da invasão, os moradores terão de responder se apoiam a “entrada na Rússia”, segundo divulgou a agência de notícias russa TASS.
Em Kherson e Zaporíjia, as urnas incluem a pergunta: “Você é a favor da secessão da Ucrânia, a formação de um Estado independente e sua adesão como membro da Federação Russa?”.
As autoridades russas vão recolher votos de porta em porta, nos primeiros quatro dias do referendo, e só no último dia as assembleias de voto serão abertas.
As consultas populares são consideradas um “simulacro” por Kiev e seus aliados ocidentais. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chamou os referendos de “farsa” e agradeceu a seus aliados ocidentais por condenar “outra mentira russa”, em um vídeo divulgado ontem.
Possível anexação eleva tensão na região
Nesta semana, o Kremlin anunciou a mobilização de 300 mil reservistas russos. Em pronunciamento pela TV, Putin chegou, também, a ameaçar usar seu arsenal nuclear para proteger o país. Uma hipotética integração dessas quatro regiões na Rússia, que os observadores dão como certa, implicaria que Moscou, seguindo sua doutrina militar, poderia usar armas nucleares para defendê-las da contraofensiva lançada pela Ucrânia, no leste e no sul do país.
Não é engraçado a apreensão da Europa sobre secessão? A mesma Europa que adora a ideia de autonomia dos povos indígenas na Amazônia, a autonomia das minorias…
Ou esses imbecis europeus desistem de apoiar esse devaneio ucraniano e larguem esse país à própria sorte ou o bicho vai pegar. O Biden agora é só olhos e ouvidos para a China, está pouco se lixando para esses europeus dementes, creio eu.