publicidade
Mundo

Rússia já destruiu 113 igrejas, diz Zelensky

Alvo mais recente foi um templo em Sviatohirsk

Rússia igrejas
Igreja de Todos os Santos, em Sviatohirsk, Ucrânia, durante o bombardeio russo | Foto: Reprodução/ Redes sociais

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia já destruiu 113 igrejas ucranianas desde a invasão, iniciada em 24 de fevereiro de 2022.

“Algumas igrejas resistiram à Segunda Guerra Mundial, mas não à invasão russa”, disse Zelensky, nas redes sociais, no sábado 4. Segundo o presidente, nenhum país destruiu tantos monumentos locais, culturais e sociais na Europa, desde a Segunda Guerra, como a Rússia.

Receba nossas atualizações

O mosteiro histórico que resistiu à Segunda Guerra, mas não ao ataque russo, foi a Igreja de Todos os Santos, em Sviatohirsk, no leste da Ucrânia. O local foi construído em 1526 e bombardeado por um ataque aéreo no sábado.

Rússia
Igreja de Todos os Santos, antes do ataque russo | Foto: Max Davidich/Shutterstock

Em nota, a Igreja Ortodoxa Ucraniana confirmou que o bombardeio russo resultou no incêndio. “As chamas tomaram conta do altar principal do templo, consumindo o local”, informou.

De acordo com Zelensky, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não se importa com o que transforma em ruínas. Outra parte do mosteiro foi reconstruída em 2005, usando as tradições da arquitetura russa e madeira do século 16.

Leia também: “A Ucrânia balança o mundo”, reportagem de Flávio Morgenstern para a Edição 101 da Revista Oeste.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. SERGIO JOBIM DUTRA
    SERGIO JOBIM DUTRA

    Está cheio de fascistinhas lambe-saco do envenenador da KGB nos comentários. Serão bots russos ou apenas indivíduos sem caráter?

  2. José Antonio Debon
    José Antonio Debon

    A imprensa esquerdinha adora repetir o que o tal de Zelnsky fala, não façam o mesmo.

  3. Ricardo G. Filho
    Ricardo G. Filho

    Essa merda de Oeste vai continuar servindo como canal para as mentiras ucranianas? Onde está o Ghost of Kiev? O “massacre” de Bucha? Ou os “mártires” da Ilha das Cobras?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade