publicidade
Mundo

Rússia lança mísseis e intercepta avião dos Estados Unidos no Ártico

Em crise com o Ocidente devido à Guerra da Ucrânia, Putin faz exercício militar em área estratégica

navio de guerra Russia
Rússia realiza exercícios com 10 mil militares navios em meio à disputa com o Ocidente | Foto: Reprodução/YouTube canal Armies Power

Com relações deterioradas com o Ocidente devido à Guerra da Ucrânia, a Rússia realizou exercícios militares na região do Ártico, uma de suas principais fronteiras estratégicas nesta segunda-feira 18.

A manobra contou com aproximadamente 10 mil militares da Marinha, que participaram de lançamentos de mísseis de cruzeiro Onix, Grait e Vulkan em alvos simulados no mar de Bering, que separa o território russo do estado norte-americano do Alasca.

Receba nossas atualizações

Os exercícios foram realizados na região de Tchukotka e no mar de Tchuktchi, que fica acima de Bering, no círculo polar ártico.

Os mísseis foram disparados de terra, de navios e submarinos. Segundo o governo russo, o objetivo da ação era da “proteção da rota marítima do norte”, um dos projetos prioritários de Vladimir Putin.

navio de guerra Russia
Marinha russa realizou exercícios militares no Ártico e proteção militar do país na região | Foto: Reprodução/YouTube canal Armies Power

Desde a aceleração do derretimento de gelo no Ártico no verão, o transporte comercial foi facilitado entre os portos da Rússia no mar de Barents, no extremo leste do país, e a China.

Em sua nova demonstração de capacidade militar, Moscou procura lembrar os adversários de que pretende garantir a segurança naquela rota. No ano passado, Putin declarou que deverá gastar o equivalente a US$ 150 bilhões até 2035 com o desenvolvimento da infraestrutura portuária ao longo da rota do Ártico. A região já conta com a única usina nuclear flutuante do mundo.

Intercepção de avião norte-americano

Também nesta segunda 18, a Rússia interceptou um avião de patrulha e espionagem P-8A da Marinha dos Estados Unidos próximo de seu espaço aéreo no mar de Barents. Um caça MiG-31 foi utilizado na ação.

A aeronave, que é o principal modelo do tipo dos Estados Unidos e de vários países, deu meia-volta.

Nas últimas semanas, isso aconteceu pelo menos três vezes com um P-8A  da Noruega. As interceptações têm sido quase diárias em pontos de atrito entre grandes e médias potências.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Syllas
    Syllas

    A manchete não foi feliz: passa a ideia de que o míssil acertou o avião.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade