A Rússia negou nesta segunda-feira, 4, ter cometido um massacre na cidade de Bucha, localizada a cerca de 30 quilômetros de Kiev, capital da Ucrânia. Nos últimos dias, vídeos aterradores de corpos de civis espalhados pelas ruas da cidade foram divulgados nas redes sociais. As imagens mostram cadáveres de homens que foram assassinados pelos soldados russos.
https://twitter.com/DefenceU/status/1510372750665433089
“Rejeitamos categoricamente todas as acusações”, ressaltou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Ele disse ainda que especialistas do Ministério da Defesa da Rússia encontraram sinais de “adulteração” e “falsificação” nos vídeos publicados pelas autoridades ucranianas.
A cidade de Bucha, a noroeste de Kiev, após a retirada das forças russas. Fontes no local referem dezenas de veículos russos destruídos e muita devastação em residências e nas infraestruturas da cidade. pic.twitter.com/1DLDIm3Hd7
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) April 2, 2022
O chefe da Comissão de Investigação da Rússia, Alexander Bastrykin, ordenou uma avaliação judicial das “provocações” feitas por Kiev. “Para desacreditar os militares russos, o Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou à comunidade ocidental imagens filmadas em Bucha como prova de um homicídio em massa de civis”, afirmou. “No entanto, o material não corresponde à realidade.”
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, foi na mesma direção e disse que os Estados Unidos encomendaram os vídeos. “Quem são os mestres da provocação? Claro que são os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte [Otan]”, afirmou, em entrevista à mídia estatal.
O histórico do comportamento da Rússia, principalmente quanto ao descomprimento do acordo com relação a Criméia, não deixa dúvidas que a Rússia foi o autor deste massacre
Na coletiva de imprensa o porta-voz do Pentágono John Kirby respondeu de forma muito evasiva ao ser perguntado sobre o suposto massacre em Bucha , embora fosse fácil confirmar, já que o Pentágono tem suas próprias informações , sobretudo, suas próprias imagens de satélite. Quanto às alegações da Ucrânia contra a Rússia. Kirby apenas se referiu a imagens veiculadas na mídia e às alegações de Kiev.
Jornalista: O New York Times relata que imagens de satélite mostram pessoas sendo assassinadas em Bucha há semanas. Eu estou querendo saber, imagem de satélite pode dizer se eles também viram evidências de corpos, valas comuns, enquanto os russos ainda estavam em Bucha , provando que os russos realizaram essas execuções?
Kirby: Jeff, acho que falei sobre isso hoje cedo. Quero dizer, certamente vimos muitas das mesmas fotos que você viu. Claro que estamos em contato com nossos parceiros ucranianos. Certamente não estamos em posição de refutar que essas atrocidades ocorreram, que ocorreram na escala que os ucranianos disseram que aconteceram e que os russos são responsáveis. E acho que vou deixar por isso mesmo.
Enfim, é tudo jogo de cena para enquadrar Putin, prolongar o conflito na Ucrânia, enfraquecer a UE como um todo e a Alemanha, em particular; graças ao medíocre chanceler Olaf Scholz.
Para quem não acredita coloca no YouTube Bucha UK e verá imagens e testemunho de moradores. Não fique só na imprensa tradicional. Verá a destruição e os mortos de outros ângulos antes de postar achismos!
Teatrinho de quinta categoria mas o “”povinho”” acredita…
O Zelenski tem uma melicias nazista, que reprimia os separatistas, e ele é um fantoche do crime organizado, que lava dinheiro de drogas. Desde o início, o comediante faz teatrinho, com imagens adulteradas e coisas do tipo.
Esta difícil entender essa guerra Russia/Ucrania, mas tenho duvidas da seriedade de Biden, Macron e outros defendendo a integração da Ucrânia na OTAN, organização inútil e desnecessária própria do passado da guerra fria. O que esses países estão fazendo para pacificar uma região com grande parte da população russa? É tudo muito estranho.
No primeiro post que aborda sobre o assunto já tinha feito uma observação que denota uma certa artificialidade nas imagens e um qustionamento muito simples: Que faziam aqueles “civis desarmados” em meio a tamanha destruição de uma coluna de blindados? Fosse eu um daqueles “civis”, a primeira providência seria dar no pé e procurar me afastar daquele local o mais rápido possível pois é lógico que uma coluna daquelas pode ser alvo de ataques a qualquer momento. Então, para mim aquele pessoal “morto” ou são atores ou são indivíduos tentando de aproximar dos tanques para lançar coquetéis molotov, uma coisa ou outra.