Autoridades russas prenderam um cidadão alemão acusado de sabotar instalações de infraestrutura energética na Rússia. Nikolai Gaiduk foi detido na região noroeste de Kaliningrado, informou o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).
+ Leia mais notícais do Mundo em Oeste
O alemão, residente em Hamburgo, está envolvido na explosão de uma estação de distribuição de gás, ocorrida em março deste ano, em Kaliningrado.
Alemão foi preso enquanto tentava entrar na Rússia
Os policiais russos prenderam Gaiduk enquanto ele tentava entrar na Rússia vindo da Polônia. As autoridades encontraram em seu veículo meio litro de uma substância explosiva disfarçada em uma garrafa de xampu.
Segundo o FSB, o material explosivo e a ordem para o ataque vieram de um ucraniano, que também vive em Hamburgo. Kaliningrado, situada entre a Polônia e a Lituânia, era um território alemão antes de ser integrado à União Soviética.
Agências de notícias russas destacam que a detenção de Gaiduk suscita preocupações sobre a segurança de infraestruturas críticas na Europa Oriental, especialmente em regiões estratégicas para a Rússia, como a cidade de Kaliningrado. A área abriga importantes bases militares russas.